Confira a edição mais recente da revista Novos Estudos Cebrap

A Novos Estudos acaba de lançar sua edição 122, que traz nove artigos e tem ensaio visual assinado pela artista plástica Elisa Bracher. Além disso, uma nova modalidade de assinatura anual foi criada, direcionada para pesquisadores em formação.

 

A Novos Estudos Cebrap lança, esta semana, a sua 122ª edição, reunindo nove artigos e ensaio visual da artista plástica Elisa Bracher. Abre a revista o artigo de César Braga-Pinto, que analisa a figura do andrógino em três textos de Coelho Neto (1864-1934). Em seguida, Jonas Delecave analisa o ensino de arquitetura na Escuelita de Buenos Aires durante os anos de ditatura militar argentina (1976-1983).

As relações de trabalho e as transformações de um distrito popular na China é tema de artigo de Maurício Reimberg, a partir de análise de Um elefante sentado quieto (2018), do cineasta chinês Hu Bo. Henry Burnett discute em seu texto a recepção no Brasil da obra do filósofo Friedrich Nietzsche e o reflexo dela na produção de escritores brasileiros.

Marília Pereira Bueno e Enio Passiani refletem sobre o modo como a sociologia da moral de Émile Durkheim pode ser interpretada como continuação e superação de certos pontos centrais da teoria de Kant. A partir de um estudo de caso na zona norte de São Paulo, o artigo de Alexandre Abdal e Tomás Wissenbach apresenta uma investigação das estratégias dos Polos de Desenvolvimento adotadas pelo Plano Diretor Estratégico da cidade.

Lizandro Lui, Luciana Leite Lima e Rafael Barbosa de Aguiar examinam como os consórcios intermunicipais se inserem na estrutura de regionalização da saúde, tendo como objeto de análise o estado do Rio Grande do Sul. David Maciel de Mello Neto apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o sistema carcerário fluminense, discutindo assuntos como o labirinto da execução penal e traçando um perfil de quem tem mais chance de sair do sistema. Fecha a revista o artigo de Pompilio Locks, que investiga as associações e regimes políticos em Porto Alegre de 1946 até 1988, de modo a compreender as relações socioestatais naquela cidade.

A revista impressa conta ainda com ensaio visual da artista plástica Elisa Bracher intitulado “Recortes da memória”, uma série de gravuras em metal que representam fragmentos de memórias e olhares de lugares e paisagens por onde a artista transitou.

A Novos Estudos 122 pode ser comprada no site da revista ou pode ser adquirida dentro do plano de assinatura anual, no valor de R$ 120. Neste ano a revista criou uma modalidade de assinatura anual direcionada aos estudantes de graduação e pós-graduação, no valor de R$ 80.

Para saber como assinar a revista impressa, visite o link: https://novosestudos.com.br/assinatura.

Os textos dessa edição podem ser lidos gratuitamente em http://novosestudos.com.br/produto/edicao-122/

Leia Também

DEMOCRACIA À BRASILEIRA: CEBRAP 50 ANOS Durante três dias, pesquisadores do Brasil e do exterior se reúnem no Sesc Vila Mariana [Rua Pelotas, 141] para discutir democracia, desigualdades, desenvolvimento, movimentos sociais, espaço público e religião. Inscrições no site do Sesc. Confira abaixo a programação completa: 14/maio – Terça-feira 18h – Credenciamento 19h – Abertura no […]

Na última semana de atividades de 2019, mais precisamente nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, o Cebrap sedia o II Seminário Internacional Propriedades em Transformação e Conferência Financiamento do Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Sobre o ‘II Seminário Internacional Propriedades em Transformação – Expandindo a agenda de pesquisa: novos temas, outras disciplinas’: “A propriedade […]

  O livro ‘Mobilidade por aplicativo: estudos em cidades brasileiras’ é fruto do programa Desafio MobApp, uma parceria entre Cebrap e 99. O projeto que tem como objetivo fomentar a produção de conhecimento sobre mobilidade por aplicativo no Brasil. Os artigos são: “Mobilidade por aplicativo no Brasil: características e padrões de consumo“, por Lucas Warwar, […]