Confira a terceira edição dos Cadernos Afro Memória

Está no ar a terceira edição dos Cadernos Afro Memória. A publicação dos Cadernos visa ampliar a circulação de registros históricos do movimento negro e fortalecer o debate sobre memória negra no Brasil. Esta edição é dedicada ao Acervo documental do Geledés.
Os Cadernos Afro Memória são uma publicação quadrimestral que aborda determinada trajetória ou temática presentes nos acervos da luta antirracista que o Projeto Afro Memória tem trabalhado para preservar e difundir.
Alguns números serão focados na trajetória da pessoa/organização que a partir de suas atividades de militância acumulou o acervo, tendo também uma função de apresentação geral do acervo. Outros números visarão explorar de forma transversal como uma determinada temática importante para a memória da atuação política do movimento negro, como a representação política, a luta por ações afirmativas e denúncia da violência racial, está representada nos diferentes acervos.
O projeto resulta de um esforço coletivo que envolve o Afro-Cebrap, linha de pesquisa “Hip hop em trânsito” do Centro de Estudos de Migrações Internacionais da Unicamp, o Programa para Populações Marginalizadas, da Universidade da Pensilvânia e o Arquivo Edgard Leuenroth (AEL/Unicamp), onde os acervos são preservados e disponibilizados para pesquisa. As atividades contam com apoio da Porticus Foundation, Instituto Ibirapitanga, Fundação Tide Setubal, FAPESP, Open Society, UCLA Archives in Danger e Universidade da Pensilvânia.

Leia Também

Lançada a primeira edição da Newsletter Cátedra Itinerante “Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano”. Nela serão publicadas notícias e informações sobre políticas e experiências de inclusão produtiva no Brasil e as ações dos parceiros e apoiadores da Cátedra. A publicação de janeiro destaca o trabalho desenvolvido pelas organizações sede da Cátedra em 2022/2023 e […]