NDAC promove lançamento do livro “Prefeitos, Vereadores e Partidos Políticos nas Disputas do OP” no Cebrap

No próximo dia 20/10, o Núcleo de Democracia e Ação Coletiva (NDAC) do Cebrap realizará um evento de lançamento do livro “Prefeitos, Vereadores e Partidos Políticos nas Disputas do OP”, de autoria de Luciana Andressa Martins de Souza, pesquisadora do Cebrap.

O livro, cuja versão online foi lançada em 2021 durante o período da pandemia, e a versão impressa em 2022, estava em estágio na França e agora será apresentado oficialmente em um seminário dedicado a publicação.

Além da autora, participam do debate os especialistas Katia Lima (Secretaria Geral da Presidência), Wagner Romão (Unicamp).

O evento será realizado em formato híbrido, presencialmente no auditório do Cebrap e com transmissão ao vivo nas redes sociais.

O livro terá 20% de desconto no dia do evento pela editora Edufes. Para obter o desconto, os interessados devem selecionar a opção “Comprar por e-mail”, seguir os passos descritos e mencionar “DESCONTO DE LANÇAMENTO” no assunto do e-mail. Acesse aqui.

Conheça os participantes:

Luciana Andressa Martins de Souza é professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vice coordenadora do Núcleo Participação e Democracia (NUPAD) da UFES e pesquisadora do Núcleo Democracia e Ação Coletiva (NDAC) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e do Grupo de Estudos Governança Multinível em Políticas Sociais do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (PPGPOL/UFSCar), com Pós-Doutorado em Ciência Política pelo CEBRAP e em Gestão em Políticas Públicas pela EACH/USP.  Dedicou o doutorado e o pós-doutorado (NDAC/CEBRAP/FAPESP) desenvolvendo pesquisas sobre o Orçamento Participativo que resultaram no livro “Prefeitos, vereadores e partidos políticos nas disputas do OP: uma análise comparativa da adoção, continuidade, interrupção e do fim de uma inovação democrática” (FAPESP/EDUFES, 2021 ebook; 2022 impresso).

Kátia Cacilda Pereira Lima atualmente exerce o cargo de Coordenadora-Geral de Planejamento e Orçamento Participativo na Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República. Tecnóloga e especialista em gestão pública, responsável pela documentação técnica para o Conselho Municipal de Orçamento Participativo de Santo André/SP, de 1998 a 2001. Na Prefeitura de Guarulhos/SP, entre outras atribuições relevantes, foi Coordenadora nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo, de 2010 a 2013; responsável pela pesquisa Orçamento Participativo de 2009 a 2012; Diretora do Departamento Orçamento Participativo de maio de 2003 a dezembro 2016. Possui diversas publicações sobre Orçamento Participativo, como “Orçamentos Participativos no Brasil”; “25 anos de Orçamentos Participativos no mundo” Lisboa, 2013”; e “Orçamento Participativo: Múltiplos Olhares”, Katia Cacilda Pereira Lima e Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, organizadoras, 1 ed, São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2014.

Wagner Romão é professor do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp), membro pleno do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política na mesma universidade e co-coordenador do Núcleo de Pesquisas sobre Participação, Movimentos Sociais e Políticas Públicas (Nepac). Doutor em Sociologia pela USP (2010), dedicou o doutorado e o pós-doutorado (CEM/CEBRAP) em pesquisas sobre o Orçamento Participativo e continua trabalhando no campo de estudos sobre participação, democracia e políticas públicas, desenvolvendo pesquisas sobre capacidades estatais e participação e análises do processo político do Brasil e América Latina.

Serviço:
Lançamento do livro “Prefeitos, Vereadores e Partidos Políticos nas Disputas do OP”
Data:
20/10
Horário: 14h
Local: Auditório Cebrap (R. Morgado de Mateus, 615 – Vila Mariana, São Paulo) e ao vivo nas redes sociais

Leia Também

Em novembro foram realizados os últimos seminários “Cartas na Mesa” do projeto “Who Cares?” de 2023. Os encontros, que se estenderam ao longo do ano, reuniram especialistas e pesquisadores para discutir o futuro do cuidado em um contexto pós pandêmico. As gravações completas de todos os encontros estão disponíveis para o público no Canal do […]

A revista apresenta uma homenagem a José Arthur Giannotti escrita por Marcos Nobre, três textos do dossiê temático “Fernando Henrique Cardoso, cientista social: modos de ler” e outros sete artigos, além de ensaio visual assinado pela artista plástica Vânia Mignone A Novos Estudos Cebrap lança, esta semana, a sua 123ª edição, reunindo dez artigos e […]