Revista Novos Estudos Cebrap publica nova edição com texto inédito de José Arthur Giannotti

O número 120 da revista reúne oito artigos, dentre eles um texto inédito de José Arthur Giannotti, além de ensaio visual da artista plástica Silvia Mecozzi

A revista Novos Estudos Cebrap lança nesta semana a sua 120ª edição. O primeiro artigo apresenta texto inédito de José Arthur Giannotti, um dos fundadores do Cebrap e seu presidente em duas ocasiões, que morreu em julho deste ano, aos 91 anos. Neste texto, Giannotti revisita brevemente os conceitos que foram centrais para a estruturação de seu pensamento filosófico.

No artigo seguinte, Débora Alves Maciel e Marta Rodriguez de Assis Machado reexaminam os protestos de junho de 2013 para argumentar que a repressão policial praticada contra os manifestantes não só encorajou cidadãos comuns a se juntarem às marchas na rua, como também impulsionou mudanças nas respostas dos governos local e federal aos protestos e em repertórios repressivos de controle social. O ensaio de Christina Vital da Cunha, ao analisar o ativismo negro e religioso da Frente Parlamentar de Terreiros em duas legislaturas (2011-2015 e 2015-2019), reflete sobre as modalidades de inserção pública de religiosos de matriz afro-brasileira na política.

Anna Carolina Venturini recupera os fatores determinantes que fizeram com que a pauta das ações afirmativas na pós‑graduação das universidades brasileiras ingressassem na agenda decisória da Capes e do MEC, processo que envolveu diversos atores sociais e políticos e que resultou na criação da Portaria Normativa n. 13/2016. José Angelo Machado, Guilherme Quaresma Gonçalves, Mauro Lúcio Jeronymo e Carmem Emmanuely Leitão Araújo analisam a evolução das despesas em saúde realizadas pelos municípios brasileiros após a vigência da Emenda Constitucional 29/2000.

A revista conta também com três ensaios dedicados às artes plásticas e à literatura. Ana Paula Pacheco lê o romance O pai da menina morta, do escritor paulista Tiago Ferro, à luz da reconfiguração das relações entre natureza, tragédia e capitalismo durante a pandemia de Covid-19. Leandro Pasini investiga a influência do modernismo brasileiro na produção dramática, poética e ensaística do crítico literário Roberto Schwarz. Fechando a revista, Rafael Marino aproxima as obras de Rubem Valentim e Hélio Oiticica para discutir os caminhos que a antropofagia percorreu na arte brasileira ao longo do século XX.

A revista impressa conta ainda com ensaio visual da artista e escultora Silvia Mecozzi intitulado “Foi tão corpo que foi puro espírito”.

Os textos dessa edição podem ser lidos gratuitamente em
http://novosestudos.com.br/edicao-atual/.
Para compra avulsa ou assinatura anual, consulte:
http://novosestudos.com.br/assinatura/

 

Imagem: ensaio visual de Silvia Mecozzi

Leia Também

O CEBRAP lançou, em parceria com o Centro de Pesquisa de Formação (CPF) do SESC São Paulo, dois livros digitais sobre métodos e técnicas de pesquisa em Ciências Sociais. Trata-se de um conjunto de textos que aborda de modo introdutório, mas detalhado, algumas das principais questões metodológicas em matéria de pesquisas qualitativas e quantitativas na […]

No sexto episódio da série #CebrapPesquisa, Jonas Medeiros, Rúrion Melo e Bianca Tavolari analisam as ocupações das escolas estaduais de São Paulo no final de 2015 pelos estudantes secundaristas. Qual foi a grande novidade dessa manifestação? Como conseguiram suspender o fechamento de escolas pelo governo estadual? Como se espalharam por outros Estados brasileiros? Qual o […]

O Núcleo de Religiões no Mundo Contemporâneo do Cebrap está lançando o “Agregador de pesquisas eleitorais por religião”. A ferramenta agrega diferentes pesquisas eleitorais para a Presidência da República com as variáveis: intenção de voto e rejeição dos candidatos por religião para o primeiro e segundo turnos.