Acesse às publicações do Desafio Longeviver

O projeto Desafio Longeviver Itaú-Cebrap tem o objetivo de fomentar a produção de conhecimento científico sobre o envelhecimento da população e os desafios para o mercado de trabalho no Brasil, buscando fortalecer o tema no debate público.

Por meio de um edital são selecionados 5 candidatos com o desafio de desenvolver em seis meses um artigo acadêmico inédito sobre a temática “O envelhecimento da população e os desafios para o mercado de trabalho no Brasil”.

Os candidatos selecionados ganham uma bolsa, e são beneficiados com cursos de capacitação em metodologia de pesquisa, além de receberem orientação dos pesquisadores do Núcleo de Desenvolvimento do CEBRAP.

Atualmente o programa está na sua 3ª edição. Em 2020 foi lançada a 1ª edição e em 2021 foi lançada a 2ª edição em livros físicos e digitais.

Acesse a 1ª edição aqui.
Acesso a 2ª edição aqui.

Assista ao evento de lançamento da 1ª edição aqui.
Assista ao evento de lançamento da 2ª edição aqui.

Leia Também

Paulo Todescan Mattos apresenta seminário sobre cooperações público-privadas no desenvolvimento industrial. O Estado tomador de riscos: cooperações público-privadas no desenvolvimento industrial Paulo Todescan Mattos, professor de Direito Econômico da FGV-RJ, pesquisador do CEBRAP e atualmente Diretor Vice-Presidente de Regulamentação da Oi. Foi Superintendente do BNDES. 18 de junho, sexta, às 16h no Auditório do Cebrap

Estudo elaborado pela Universidade de Oxford (no Reino Unido) em parceria com as universidades federais de São Carlos (UFSCar), Pernambuco (UFPE), Minas Gerais (UFMG), e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), apresenta que 43,9% dos jovens brasileiros, entre 16 e 26 anos, se declaram propensos a buscar carreiras militares.