Afro-Cebrap consolida sua participação nas reuniões de cúpula do G20

Encontro da força-tarefa do grupo aconteceu em julho, no Rio de Janeiro, com a presença de pesquisadores do Núcleo, que participaram da seleção de temas que devem estar presentes no encontro das principais economias do mundo, final de novembro   

Capital do próximo encontro do G20 (Grupo dos 20), o Rio de Janeiro sediou, em julho, mais um encontro das organizações que integram as forças-tarefas (T20s) para o G20.

Como representantes do Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial – Afro-Cebrap, a assistente de Coordenação Institucional, Lara Miranda, e o coordenador de pesquisa, Paulo Ramos, participaram do encontro, consolidando mais uma etapa de atuação do Afro-Cebrap na força-tarefa TF01, dedicada ao combate às desigualdades, à pobreza e à fome.

Desde o início de 2024, o Afro-Cebrap contribui com a análise e criação de propostas e políticas dedicadas ao subitem 1.7 do TF01, que aborda o combate à discriminação e às desigualdades raciais e étnicas. O tópico busca promover a cooperação global em políticas que possam desmantelar práticas discriminatórias, e que também atuem na promoção à  diversidade.

Até o encontro final do G20, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, as organizações que formam as task-force para o encontro devem construir sugestões transversais de combate às desigualdades – tema prioritário da edição do G20 deste ano no Brasil.

Importância da participação do Afro-Cebrap no T20      

O Grupo dos Vinte (G20) é o principal fórum de cooperação econômica internacional, e desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais. O G20 conta com presidências rotativas anuais, e o Brasil exerce a presidência do fórum  de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024.

A princípio, o G20 concentrava-se em questões macroeconômicas gerais, mas expandiu sua agenda para incluir temas como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção.

Os encontros promovidos pelo T20 Brasil são estratégicos para fortalecer a participação de think tanks e instituições acadêmicas na presidência brasileira no G20.A partir das conclusões e recomendações objetivas coletadas nas forças-tarefas, será encaminhada aos líderes de Finanças dos países do G20 uma carta com recomendações.

O documento pode influenciar nas negociações entre os líderes, e na declaração conjunta que é construída ao final da cúpula de novembro, já que deve ser entregue antecipadamente. A entrega antecipada da carta é um acontecimento inédito nas edições do G20, e o Afro-Cebrap marca sua participação como um dos principais centros de pesquisa do Brasil com conhecimento acadêmico acumulado em desigualdades e justiça racial.

      

Leia Também

O Núcleo Religiões no Mundo Contemporâneo, do Cebrap, realizará no dia 29/9, às 9h30, seminário que analisa os marcos jurídicos, políticos e humanitários nacionais e internacionais envolvendo os refugiados no mundo. O evento será transmitido nas redes sociais do Cebrap (YouTube, Facebook e LinkedIn). Dividido em dois painéis, o evento enfoca a relação entre direitos […]