Cebrap e Itaú IVM lançam estudo sobre Envelhecimento e Cuidado. Dia 20/7

O Cebrap e o Itaú Viver Mais realizam, no dia 20/7, às 15h, um evento de lançamento do relatório da pesquisa “Envelhecimento e Cuidado: Um estudo sobre cuidadoras familiares de pessoas idosas”.

Os brasileiros estão vivendo mais e o aumento da expectativa de vida, entre outras consequências, amplia as demandas de cuidado de pessoas idosas. O contexto institucional brasileiro caracteriza-se pela falta de políticas públicas de cuidado e, nesse cenário, a responsabilidade recai quase exclusivamente sobre as famílias. Cuidador(a) familiar é a pessoa que assume o cuidado de um parente idoso que tenha algum grau de dependência, enfermidade ou deficiência.

A publicação apresenta resultados de estudo qualitativo com mulheres cuidadoras familiares de idosos. O objetivo foi identificar os impactos dessa responsabilidade na vida profissional, social e emocional das cuidadoras. Com isso espera-se poder sinalizar as lacunas e as oportunidades para intervenções do poder público, do setor privado e da sociedade civil.

Estarão presentes no evento Laís Abramo, da Secretaria Nacional de Cuidados e Família (MDS), Luana Pinheiro, diretora de Economia do Cuidado (MDS) e Nadya Guimarães, pesquisadora do Cebrap e professora da USP.

Assista no Canal do Cebrap no YouTube.

 

Leia Também

O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP, em virtude do Convênio SCON2016-02872, torna público que fará Cotação Prévia de Preços – Pesquisa de Mercado, para contratação de serviços de Coffee Break. Confira no link abaixo: Termo de referência 10-2017