Cebrap e Itaú IVM lançam estudo sobre Envelhecimento e Cuidado. Dia 20/7

O Cebrap e o Itaú Viver Mais realizam, no dia 20/7, às 15h, um evento de lançamento do relatório da pesquisa “Envelhecimento e Cuidado: Um estudo sobre cuidadoras familiares de pessoas idosas”.

Os brasileiros estão vivendo mais e o aumento da expectativa de vida, entre outras consequências, amplia as demandas de cuidado de pessoas idosas. O contexto institucional brasileiro caracteriza-se pela falta de políticas públicas de cuidado e, nesse cenário, a responsabilidade recai quase exclusivamente sobre as famílias. Cuidador(a) familiar é a pessoa que assume o cuidado de um parente idoso que tenha algum grau de dependência, enfermidade ou deficiência.

A publicação apresenta resultados de estudo qualitativo com mulheres cuidadoras familiares de idosos. O objetivo foi identificar os impactos dessa responsabilidade na vida profissional, social e emocional das cuidadoras. Com isso espera-se poder sinalizar as lacunas e as oportunidades para intervenções do poder público, do setor privado e da sociedade civil.

Estarão presentes no evento Laís Abramo, da Secretaria Nacional de Cuidados e Família (MDS), Luana Pinheiro, diretora de Economia do Cuidado (MDS) e Nadya Guimarães, pesquisadora do Cebrap e professora da USP.

Assista no Canal do Cebrap no YouTube.

 

Leia Também

A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) se prepara para sediar a II Semana da Demografia, evento que acontecerá entre os dias 6 e 10 de novembro de 2023. Sob o lema “Demografia: Ciência que Une”, a conferência visa promover um amplo debate por meio das pesquisas realizadas por estudantes de graduação e pós-graduação em Demografia, bem como dar destaque à atuação de profissionais que atuam nesse campo de estudo.

As Oficinas Afro Memória buscam oferecer formação e capacitação teórica, técnica e política para preservação e difusão de acervos físicos e digitais ligados à memória do ativismo negro no Brasil, para finalidades acadêmicas, jornalísticas educacionais ou ativistas.

O pesquisador do CEBRAP José Arthur Giannotti lança nesta quinta-feira, 14/9, a partir das 19h, na livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509), o livro “Os limites da Política” (Companhia das Letras). Na obra, ele e o professor de filosofia da Ufscar Luiz Damon Santos Montinho discutem temas como o lugar da democracia no capitalismo contemporâneo.