Cebrap e Itaú IVM lançam estudo sobre Envelhecimento e Cuidado. Dia 20/7

O Cebrap e o Itaú Viver Mais realizam, no dia 20/7, às 15h, um evento de lançamento do relatório da pesquisa “Envelhecimento e Cuidado: Um estudo sobre cuidadoras familiares de pessoas idosas”.

Os brasileiros estão vivendo mais e o aumento da expectativa de vida, entre outras consequências, amplia as demandas de cuidado de pessoas idosas. O contexto institucional brasileiro caracteriza-se pela falta de políticas públicas de cuidado e, nesse cenário, a responsabilidade recai quase exclusivamente sobre as famílias. Cuidador(a) familiar é a pessoa que assume o cuidado de um parente idoso que tenha algum grau de dependência, enfermidade ou deficiência.

A publicação apresenta resultados de estudo qualitativo com mulheres cuidadoras familiares de idosos. O objetivo foi identificar os impactos dessa responsabilidade na vida profissional, social e emocional das cuidadoras. Com isso espera-se poder sinalizar as lacunas e as oportunidades para intervenções do poder público, do setor privado e da sociedade civil.

Estarão presentes no evento Laís Abramo, da Secretaria Nacional de Cuidados e Família (MDS), Luana Pinheiro, diretora de Economia do Cuidado (MDS) e Nadya Guimarães, pesquisadora do Cebrap e professora da USP.

Assista no Canal do Cebrap no YouTube.

 

Leia Também

Na próxima segunda, 5 de agosto, a partir das 11h, o Cebrap sedia mais uma edição do Diálogos Cebrap/Folha.  Com mediação da jornalista Ana Estela de Sousa, da Folha de S. Paulo, o economista Ricardo Paes de Barros (Instituto Ayrton Senna e Insper) e o demógrafo José Marcos Pinto da Cunha (Nepo e IFCH/Unicamp) discutem o […]

A presente tomada de preços tem como objetivo a contratação de serviços de estatístico para atender as necessidades do Projeto: “Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde, no Estado de São Paulo” conforme plano de trabalho aprovado CEPESC SCON2016-02872. Veja mais detalhes aqui

Há meio século foi realizada a Conferência de Estocolmo. Pela primeira vez chefes de Estado se reuniram para tratar de temas ambientais, dando início ao processo de formulação e disseminação da ideia de desenvolvimento sustentável. O ano de 2022 marca também os 30 anos de realização da segunda conferência das Nações Unidas sobre o tema, ocorrida no Rio de Janeiro, a chamada Eco92.

As submissões aceitas para o Terceiro Encontro Continental de Estudos Afro-Latino-Americanos (ALARI 2024) já estão disponíveis. O Afro-Cebrap é um dos organizadores do evento e, junto com o Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanas, parabeniza aos aceitos e expressa gratidão pela contribuição ao avanço desse campo de estudos. Para detalhes sobre os próximos passos e acessar o […]