CEBRAP e outras instituições integram consórcio de pesquisa Instituto Merian – América Latina

 

O Instituto Merian (Maria Sibylla Merian International Centre in the Humanities and Social Sciences “Conviviality in Unequal Societies: Perspectives from Latin America“) é um consórcio de pesquisa formado por pesquisadores de ciências sociais e humanidades de sete instituições:

– Universidade de São Paulo (USP)

– Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)

– Universidade Livre de Berlim (FU Berlin)

– Universidade de Colônia (UzK)

– Instituto Ibero-Americano (IAI)

– El Colegio de México (COLMEX)

– Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (CONICET/Universidad Nacional de La Plata)

O Instituto tem dupla sede, em São Paulo e Berlin, e será financiando pelo Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha, no âmbito de linha de fomento dedicada a centros de estudos avançados em diferentes regiões do mundo.

O programa de investigação do Instituto Merian focaliza o estudo de formas de convivência entre grupos sociais, políticos, religiosos e culturais em sociedades desiguais, na América Latina e no Caribe, e visa promover pesquisas comparativas e acerca de interdependências transregionais.

O Instituto Merian visa se constituir em fórum transnacional de produção e circulação de conhecimentos de excelência, caracterizado pela cooperação horizontal e simétrica entre pesquisadores de diferentes disciplinas e países, abrigando pós-doutores e pesquisadores seniores dedicados aos temas do Instituto.

Leia Também

As inscrições para os cursos do cebrap.lab de setembro estão abertas. Confira a programação do mês: 12 a 16 de setembro: Etnografia, com Priscila Faria Vieira 19 a 23 de setembro: Pesquisa de Origem e Destino [edição especial dados e bases], com Victor Callil e Daniela Costanzo Todos os laboratórios têm encontros sincrônicos às segundas, quartas e sextas […]