As eleições deste ano na cidade de São Paulo estarão no foco das Oficinas de Formação do DesJus (Seminários de Pesquisa em Desigualdades e Justiça), do Cebrap. A iniciativa conta com as parcerias da Fundação Tide Setubal e do Núcleo de Democracia e Ação Coletiva do Cebrap. Os temas incluem habitação, orçamento público, segurança alimentar, meio ambiente e participação social, entre outros.
As oficinas serão realizadas presencialmente no auditório do Cebrap, entre os meses de junho e setembro de 2024, sempre nas últimas segundas de cada mês, às 17h. Os encontros serão gravados e disponibilizados no Canal do Cebrap no YouTube.
Os encontros darão destaque à crescente preocupação global com as mudanças climáticas e suas implicações, especialmente nos países do Sul Global, e à importância de uma cidade cosmopolita como São Paulo assumir um papel proativo na abordagem dessas questões em seu processo eleitoral e na formulação de políticas públicas emergentes. Os participantes terão a oportunidade de analisar como as questões climáticas se relacionam com os assuntos locais e globais, e como as políticas municipais podem abordar esses desafios visando promover uma sociedade mais justa e igualitária.
A proposta é a de que as oficinas ofereçam uma plataforma para o intercâmbio de conhecimentos, perspectivas e experiências, visando criar novas imaginações políticas e sociais alinhadas com projetos capazes de promover novas institucionalidades participativas e igualitárias. O que não apenas enriquece o debate público, mas também contribui para o desenvolvimento de políticas mais inclusivas e justas para a cidade de São Paulo.