Cebrap lamenta a morte do filósofo Vinicius Berlendis de Figueiredo

O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Vinicius Berlendis de Figueiredo, um dos maiores especialistas na obra de Immanuel Kant no Brasil — da qual também foi tradutor — e uma figura central na consolidação da pós-graduação em Filosofia na Universidade Federal do Paraná.

Vinicius esteve vinculado ao CEBRAP entre 1990 e 1993, participando de um programa de grande relevância na história do Centro, coordenado por José Arthur Giannotti, que também foi seu orientador no mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo.

Embora seu tempo no CEBRAP tenha sido breve, Vinicius deixou amizades duradouras e seguiu presente intelectualmente na vida do Centro por meio de sua contribuição ao estudo da filosofia alemã.

Nos solidarizamos com a família e amigos neste momento de dor.

Adrian Gurza Lavalle
Presidente do CEBRAP

Leia Também

Criado em plena ditadura, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, o Cebrap, há 40 anos estuda os problemas do País. Agora tem livro e filme sobre sua história. Aos 40 anos, uma instituição pode ser considerada velha ou apenas uma senhora que passou por experiências incomuns e começa a dar sinais de cansaço? Qualquer […]

O projeto Desafio Longeviver Itaú-Cebrap tem o objetivo de fomentar a produção de conhecimento científico sobre o envelhecimento da população e os desafios para o mercado de trabalho no Brasil, buscando fortalecer o tema no debate público. Por meio de um edital são selecionados cinco candidatos com o desafio de desenvolver em seis meses um […]