Acesse a publicação da 3ª edição do Desafio Longeviver

O projeto Desafio Longeviver Itaú-Cebrap tem o objetivo de fomentar a produção de conhecimento científico sobre o envelhecimento da população e os desafios para o mercado de trabalho no Brasil, buscando fortalecer o tema no debate público.

Por meio de um edital são selecionados cinco candidatos com o desafio de desenvolver em seis meses um artigo acadêmico inédito sobre a temática “O envelhecimento da população e os desafios para o mercado de trabalho no Brasil”.

Apoiados na premissa de que envelhecer é um processo social e diverso, a 3ª edição da publicação conta com artigos que relacionam o envelhecimento a outros marcadores sociais de diferença e desigualdade como gênero, raça e classe. São eles:

  1. “Fatores associados à participação dos idosos por cor ou raça no mercado de trabalho brasileiro” (Thiago Cordeiro Almeida)
  2. “Experiência de vida, trajetórias ocupacionais e transição para a aposentadoria de mulheres idosas a partir da Teoria da Interseccionalidade” (Elza Beatriz Barros de Paiva)
  3. “Tilintar de tempos – velhice de outrem e envelhecimento de si em encontro: um estudo qualitativo com cuidadoras remuneradas a partir de 50 anos” (Natalia Negretti)
  4. “Desafios na Instituição da Renda Básica do Idoso” (Alexandre Evaristo Pinto)
  5. “Abuso financeiro, econômico e violência patrimonial. Proteção, segurança e situações de risco para a população idosa” (Maria Cristina Cardoso Pereira)

A versão digital da publicação já está disponível. Acesse aqui. 

Assista ao evento de lançamento aqui. 

Leia Também

O ano de 2021 prometia grandes debates e importantes decisões em prol de uma agenda futura global mais sustentável e inclusiva. No entanto, o que se tem constatado é uma baixa coordenação entre narrativas, e a incoerência das agendas do setor privado e das políticas públicas. São esforços desencontrados, trabalhos desconectados e atuações centralizadas em […]

O próximo Seminário Cebrap acontece no dia 29/11, às 11h, com o tema “O futuro do Brasil no mundo”. O encontro será realizado no Auditório Cebrap e conta com a participação de Ivan Filipe Fernandes (UFABC), Alex Shankland (IDS), Luara Lopes (Articulação Sul), Laerte Apolinário Júnior (Cebrap e PUC) e Maria Hermínia Tavares (Cebrap). O […]

O Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap 2018 tem o objetivo de fomentar a produção de conhecimento sobre mobilidade por bicicleta no Brasil. O programa apoiará a produção de cinco artigos acadêmicos inéditos sobre o tema “A bicicleta na mobilidade urbana”. Serão selecionados 5 pesquisadores com propostas de estudos que serão desenvolvidos em seis meses. Os selecionados receberão […]