Acesse a publicação da 3ª edição do Desafio Longeviver

O projeto Desafio Longeviver Itaú-Cebrap tem o objetivo de fomentar a produção de conhecimento científico sobre o envelhecimento da população e os desafios para o mercado de trabalho no Brasil, buscando fortalecer o tema no debate público.

Por meio de um edital são selecionados cinco candidatos com o desafio de desenvolver em seis meses um artigo acadêmico inédito sobre a temática “O envelhecimento da população e os desafios para o mercado de trabalho no Brasil”.

Apoiados na premissa de que envelhecer é um processo social e diverso, a 3ª edição da publicação conta com artigos que relacionam o envelhecimento a outros marcadores sociais de diferença e desigualdade como gênero, raça e classe. São eles:

  1. “Fatores associados à participação dos idosos por cor ou raça no mercado de trabalho brasileiro” (Thiago Cordeiro Almeida)
  2. “Experiência de vida, trajetórias ocupacionais e transição para a aposentadoria de mulheres idosas a partir da Teoria da Interseccionalidade” (Elza Beatriz Barros de Paiva)
  3. “Tilintar de tempos – velhice de outrem e envelhecimento de si em encontro: um estudo qualitativo com cuidadoras remuneradas a partir de 50 anos” (Natalia Negretti)
  4. “Desafios na Instituição da Renda Básica do Idoso” (Alexandre Evaristo Pinto)
  5. “Abuso financeiro, econômico e violência patrimonial. Proteção, segurança e situações de risco para a população idosa” (Maria Cristina Cardoso Pereira)

A versão digital da publicação já está disponível. Acesse aqui. 

Assista ao evento de lançamento aqui. 

Leia Também

O Núcleo Religiões no Mundo Contemporâneo, do Cebrap, realizará no dia 29/9, às 9h30, seminário que analisa os marcos jurídicos, políticos e humanitários nacionais e internacionais envolvendo os refugiados no mundo. O evento será transmitido nas redes sociais do Cebrap (YouTube, Facebook e LinkedIn). Dividido em dois painéis, o evento enfoca a relação entre direitos […]

Organizado pelos pesquisadores Mauricio Fiore e Miriam Dolhnikoff, o livro, além de fornecer subsídios para debates, coloca a instituição paulista na vanguarda da produção multidisciplinar do conhecimento crítico e independente em ciências humanas   Como parte da comemoração dos 50 anos do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (completados em 2019), o livro Mosaico de […]

O segundo episódio do CebrapCast celebra os 40 anos da Revista Novos Estudos. Conduzido pela editora, Rita Palmeira, o episódio recebe três intelectuais com experiência no campo da pesquisa acadêmica e científica para discutir os desafios de produzir uma revista de humanidades na atualidade. Os convidados são Benôit de L’Estoile, do ENS/CNRS, Luiz Augusto Campos, […]