Cebrap Lança livro “Misoginia na Internet”, de Mariana Valente. Assista à reportagem

Na última sexta-feira, dia 25/8, o Cebrap promoveu o evento Cebrap Lança: “Misoginia na Internet”, que marcou a apresentação do livro de autoria de Mariana Valente, publicado pela Fósforo Editora. Na obra, Mariana Valente compartilha sua pesquisa e análise sobre a crescente violência online de gênero no Brasil.

No obra, Mariana Valente compartilha sua pesquisa e análise sobre a crescente violência online de gênero no Brasil. Ela explora como a transformação digital, políticas de gênero e leis se entrelaçam nesse cenário, trazendo à tona casos emblemáticos, como os de Rose Leonel, Carolina Dieckmann e Marielle Franco. Seu livro abrange uma ampla gama de tópicos, desde leis até sociologia e ética, oferecendo uma visão interdisciplinar profunda da complexa interação entre o mundo virtual e nossa realidade cotidiana.

Além da autora, o encontro contou com as participações de especialistas como Heloisa Buarque de Almeida (USP), Manoela Miklos (Instituto Ypycuera) e Luanda Pires (Conselho Nacional dos Direitos da Mulher – CNDM). A autora e suas convidadas foram entrevistadas pela Equipe de Comunicação do Cebrap. Assista a essa reportagem em vídeo e à íntegra deste seminário.

 

A gravação do evento está disponível no Canal do Cebrap no YouTube. Assista:

Leia Também

O objetivo geral do projeto é verificar a aplicabilidade no Brasil do conceito de igualdade profunda, formulado por Lori Beaman. Mais especificamente, buscamos avaliar duas questões inter-relacionadas: 1. como os conflitos raciais, de gênero e religiosos são negociados na rede de laços familiares e relações de vizinhança; 2. se essas negociações ocorrem à margem e […]

O Cebrap apoia iniciativa da ANPOF [Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia], em parceria com a ANPOCS [Associação Nacional de Pós-Gradução e Pesquisa em Ciências Sociais], solicitando ao Senado a reinserção dos conteúdos curriculares de Filosofia e Sociologia como componentes obrigatórios do currículo do ensino médio com carga horária de 12 períodos distribuídos em três anos […]

No Dia Internacional da Mulher o CEBRAP homenageia todas as mulheres que lutaram e lutam por uma sociedade mais igualitária na pessoa de sua pesquisadora sênior e sócia-fundadora, a demógrafa Elza Berquó. Elza desenvolveu pesquisas pioneiras sobre demografia, sexualidade, raça e saúde reprodutiva, que tiveram impacto tanto no debate intelectual quanto nas políticas públicas.