Cebrap participa do 5º Encontro Brasileiro de Governo Aberto, realizado em Osasco

Imagem: Cid Vieira/Ascom – CGU 

Realizado nos dias 10 e 11 de abril, em Osasco, o 5º Encontro Brasileiro de Governo Aberto proporcionou um fórum para o debate e a promoção de práticas de gestão transparente e participativa no Brasil. O encontro reuniu 250 participantes, com especialistas, acadêmicos e representantes dos setores governamentais e da sociedade civil se reuniram para discutir sobre transparência, participação cidadã, accountability e inovação administrativa.

A programação abrangeu uma variedade de atividades, incluindo oficinas, palestras e sessões de formação, todas voltadas para a construção de redes de aprendizado e o compartilhamento de experiências em governo aberto.

Uma das organizadoras do encontro foi Gabriela de Brelàz, pesquisadora do Núcleo de Democracia e Ação Coletiva do Cebrap e professora da Unifesp, que enfatizou a importância da inclusão dos princípios de governo aberto nas políticas públicas em todo o país. Iagê Miola, pesquisador do Núcleo Direito e Democracia do Cebrap e professor cedido da Unifesp, também esteve presente no evento representando a Controladoria Geral da União.

Gabriela coordenou uma mesa-redonda intitulada “Governo Aberto na Perspectiva Acadêmica”, que abordou como os princípios de governo aberto podem ser integrados de maneira eficaz nas práticas administrativas e acadêmicas. A mesa contou com a participação de figuras importantes como Gisele Craveiro da Universidade de São Paulo (USP) e Luis Filipe Reinecke da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC).

O evento foi marcado ainda pelo lançamento da Rede Brasileira de Governo Aberto, uma iniciativa voltada à promoção, ao aprimoramento e à difusão de práticas e políticas de Governo Aberto. A iniciativa representa um avanço significativo na consolidação de esforços colaborativos entre diferentes esferas de governo e a sociedade, visando fortalecer as práticas de governança aberta no país.

 

 

Leia Também

O prazo de inscrições para a chamada do Núcleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) para candidaturas a quatro bolsas de pós-doutorado da FAPESP foi prorrogado. Os temas das bolsas são: Bolsonarismo fora do eixo: uma perspectiva etnográfica (edital em português e inglês) Os estudos de contrapúblicos e a necessidade […]

O Cebrap realizará mais um Cebrap Lança, no dia 21/11, às 10h, promovendo o livro “The Archives of Critical Theory”, organizado por Isabelle Aubert (Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne) e Marcos Nobre (Unicamp/Cebrap). O evento contará ainda com a participação de outros autores do livro. A transmissão ao vivo será realizada nas redes sociais do […]

Os laboratórios especiais do cebrap.lab são focados em técnicas multimétodos, em abordagens amplas de pesquisa ou em grandes bases de dados. Assim como os demais cursos, os especiais têm duração de uma semana, seguem o modelo “mão na massa” e ocorrem o ano inteiro. Também há descontos progressivos para quem cursar mais de um lab, […]