O que são os labs especiais de 2023?

Os laboratórios especiais do cebrap.lab são focados em técnicas multimétodos, em abordagens amplas de pesquisa ou em grandes bases de dados. Assim como os demais cursos, os especiais têm duração de uma semana, seguem o modelo “mão na massa” e ocorrem o ano inteiro. Também há descontos progressivos para quem cursar mais de um lab, seja ele especial ou das trilhas.

De julho até dezembro o cebrap.lab oferece os seguintes cursos especiais:

  • Análise de dados qualitativos utilizando ATLAS.ti (10 a 14 de julho)
  • Análise de dados legislativos (31 de julho a 4 de agosto)
  • Análise de redes utilizando SocNetV (18 a 22 de setembro)
  • Estudos de caso em Políticas Públicas (4 a 8 de dezembro)

O lab de Análise de dados qualitativos usando ATLAS.ti fornece ferramentas para potencializar a análise do material qualitativo coletado a partir de entrevistas, observação e anotações e/ou materiais documentais. Os participantes trabalharão com o método da codificação por meio de duas perspectivas analíticas: a Grounded Theory e a Análise de Conteúdo. Tendo como base essa discussão, a intenção do curso é familiarizar os alunos com o uso de um software de análise qualitativa Atlas.ti. Os alunos são apresentados ao software e verão como a leitura e a interpretação dos dados qualitativos podem ser aprimoradas com o uso de diferentes técnicas de codificação, fragmentação, cruzamento e indicadores quantitativos simples.

O lab de Análise de dados legislativos visa oferecer treinamento para que a pessoa interessada consiga responder perguntas de pesquisa com foco no trabalho legislativo ou avaliar a atuação parlamentar. Serão fornecidas ferramentas para a coleta de informações legislativas, a organização de bancos de dados sistemáticos, a extração de estatísticas descritivas e criação de índices sintéticos. Para tanto será utilizado o Banco de Dados Legislativos do CEBRAP como estudo de caso. Serão exploradas também potenciais combinações dos dados legislativos com informações de outras fontes e características, o que permitirá análises mais abrangentes, complexas e multifacetadas.

A programação completa e as informações sobre matrículas podem ser conferidas em https://cebrap.org.br/cebrap-lab/ 

Leia Também

As Oficinas Afro Memória buscam oferecer formação e capacitação teórica, técnica e política para preservação e difusão de acervos físicos e digitais ligados à memória do ativismo negro no Brasil, para finalidades acadêmicas, jornalísticas educacionais ou ativistas.