Cebrap participa do lançamento do Observatório Brasileiro das Desigualdades em Brasília

O Cebrap participou do lançamento do Observatório Brasileiro das Desigualdades que aconteceu no dia 30/8, no Conselho de Desenvolvimento Social Sustentável, em Brasília.

O Cebrap auxiliou as organizações do Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades na escolha, cálculo e análise dos indicadores de desigualdade com a ajuda dos pesquisadores do Núcleo de Desenvolvimento Tomás Wissenbach, que coordenou o estudo, e Jonas Bicev, com a colaboração dos pesquisadores Edgard Fusaro e Vitor Vanetti.

O Observatório Brasileiro das Desigualdades monitorará anualmente indicadores relacionados a educação, saúde, renda, riqueza e emprego, segurança alimentar, segurança pública, representação política, clima e meio ambiente, acesso a serviços básicos e desigualdades urbanas. As desigualdades de raça/cor, gênero e regiões brasileiras são analisadas em todos esses temas. O primeiro diagnóstico destacou um cenário de desigualdades significativas e desafios estruturais em todas as áreas.

Essa iniciativa faz parte do Pacto Nacional de Combate às Desigualdades, que reúne mais de 60 organizações da sociedade civil e busca unir esforços de toda a sociedade para tornar a promoção de um país mais justo e equitativo uma prioridade nacional. Para alcançar esse objetivo, o Pacto inicialmente monitora as diversas dimensões da desigualdade no Brasil, incentiva o mapeamento das desigualdades pelo governo, reconhece políticas públicas bem-sucedidas de combate às desigualdades e sugere medidas para que municípios, sindicatos e empresas possam agir nesse tema.

Além disso, foi lançada a frente Parlamentar Mista de Combate às Desigualdades, que envolve a participação popular na proposição de medidas legislativas para combater várias formas de desigualdade na sociedade brasileira. A iniciativa conta com a coordenação de Jaques Wagner (PT-BA), no Senado, e de Guilherme Boulos (Psol-SP), na Câmara. O grupo já conta com 190 deputados e 20 senadores.

Estiveram presentes no lançamento do Observatório os ministros Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Anielle Franco (Igualdade Racial), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional), o secretário-executivo do Conselho, Paulo Pereira, e outros conselheiros.

Acesse o relatório completo aqui.

Leia Também

O Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America (Mecila), parceiro institucional do Cebrap, está com chamadas abertas para 2025. No total são 14 bolsas com duração entre 3 e 9 meses, voltadas para pesquisadores/as da área de ciências humanas e sociais. Se você tem interesse nessas oportunidades não deixe de acessar o site do […]