Cebrap Sustentabilidade lança chamada de artigos para compor coletânea dos 50 anos de debate sobre o tema

Há meio século foi realizada a Conferência de Estocolmo. Pela primeira vez chefes de Estado se reuniram para tratar de temas ambientais, dando início ao processo de formulação e disseminação da ideia de desenvolvimento sustentável. O ano de 2022 marca também os 30 anos de realização da segunda conferência das Nações Unidas sobre o tema, ocorrida no Rio de Janeiro, a chamada Eco92. Nessa ocasião, novos passos foram dados, transformando as preocupações ambientais em marcos institucionais para o seu tratamento. Além da Carta da Terra, foram adotadas três convenções internacionais sobre diversidade biológica, desertificação e mudanças climáticas.

Essas datas e o que elas representam são um bom convite para atualizar as reflexões acerca da evolução das ideias sobre sustentabilidade. Com este propósito três instituições acadêmicas, o CDS/UnB, o IEA/USP e o Cebrap/Sustentabilidade, lançam esta chamada de artigos, que deverão compor um livro (coletânea), a ser lançado em dezembro de 2022. O prazo para o envio dos artigos vai até 31 de julho de 2022. 

Trata-se de mais um esforço para contornar ou superar os riscos de banalização ainda maior ou de um tratamento excessivamente polissêmico dessa ideia tão relevante e decisiva para o futuro das sociedades humanas.

Para mais informações, acesse o edital completo aqui.

Para tirar dúvidas ou obter outras informações, envie uma mensagem para sustentabilidade@cebrap.org.br

 

Leia Também

Foi lançado nesta quarta-feira (23), em Washington, o relatório “A Green and Just Planet – The 1.5 graus C Agenda for Governing Industrial and Financial Policies in the G20”, trazendo um conjunto de recomendações para a governança de políticas industriais e financeiras globais. O documento foi elaborado por um grupo de especialistas co-presidido pelas economistas […]

O Desafio Longeviver é um programa de formação e pesquisa que busca fomentar a produção de conhecimento sobre o envelhecimento da população brasileira e os desafios no mercado de trabalho. Esta edição da publicação conta com cinco artigos que relacionam o envelhecimento a outros marcadores de diferença e desigualdade como gênero, raça e classe. Além da apresentação […]