Ciclo vai debater a obra de José Arthur Giannotti

A obra do filósofo José Arthur Giannotti, falecido em 27/7, vai ser debatida por especialistas durante o Ciclo Giannotti. Trata-se de homenagem do Cebrap a um de seus fundadores, que durante 52 anos contribuiu decisivamente para elevar a credibilidade e o prestígio da instituição. Serão três seminários virtuais em torno das diferentes facetas de sua obra, sempre na última sexta-feira dos meses de agosto (dia 27), setembro (24) e outubro (29), às 18h. Com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Cebrap.

O ciclo será coordenado por Ricardo Terra (USP/Cebrap), um dos integrantes do primeiro seminário de filosofia instituído por Giannotti após sua aposentadoria compulsória da USP pela ditadura militar, em 1969, e embrião da área de filosofia do Cebrap. O primeiro seminário do ciclo, em 27/8, examinará aspectos mais gerais da contribuição teórica e da trajetória intelectual de Giannotti e contará com a presença dos professores José Carlos Brum Torres (UCS/UFRGS), Luiz Henrique Lopes dos Santos (USP) e Marcos Nobre (UNICAMP/Cebrap). Assista aqui.

Os dois seminários seguintes serão compostos por professores que realizaram suas teses de doutorado sob a orientação de Giannotti. Cada participante dessas duas mesas escolheu uma obra específica do mestre sobre a qual se debruçará.

O seminário do dia 24/9 terá como expositores Vinicius Berlendis de Figueiredo (UFPR), Daniel Tourinho Peres (UFBA) e Paulo Licht dos Santos (UFSCar). O seminário de 29/10 contará com apresentações de Luciano Nervo Codato (Unifesp), João Geraldo Martins Cunha (UFLA) e Marcio Sattin (Escola da Cidade).

José Arthur Giannotti foi um dos mais destacados representantes da geração que se bateu pela profissionalização do trabalho filosófico sob a forma da implantação do rigor científico mais avançado. Foi o filósofo do debate interdisciplinar, que praticou como poucos. Foi o professor dedicado e exigente. Foi o intelectual comprometido com um debate público complexo e longe dos clichês.

Leia Também

Saiba mais sobre o último livro lançado por Ernesto Isunza Vera e Adrián Gurza Lavalle. Para el futuro de la democracia en el mundo, la proliferación de experiencias de innovación democrática es el fenómeno más sorprendente desde que los ciclos de las transiciones latinoamericanas y comunistas concluyeron sus fases más dramáticas, para desembocar en la […]