“Com a palavra, Elza Berquó”: novo livro celebra a vida e legado da demógrafa brasileira

A fotobiografia “Com a palavra: Elza Berquó” oferece uma visão mais completa das contribuições e realizações da demógrafa Elza Berquó, pioneira dos estudos populacionais no Brasil. Lançado como uma continuação do livro “Encontros Elza Berquó”, publicado em 2019, ano do cinquentenário do Cebrap, este novo volume busca explorar as homenagens e prêmios que Elza Berquó recebeu, bem como suas realizações posteriores ao primeiro livro, que merecem ser celebradas e registradas.

Elza Berquó é cofundadora do Cebrap, criadora do Nepo/Unicamp e cofundadora da ABEP (Associação Brasileira de Estudos Populacionais). Nesses dois registros fotobiográficos, é possível ter uma dimensão, ainda que parcial, das suas contribuições para a demografia, a criação de instituições, a formação de pesquisadores, a ampliação de espaços políticos de movimentos sociais e para as políticas públicas.

“É uma justa homenagem àquela que de maneira visionária e incansável tanto contribuiu para várias gerações de pesquisadores”, pontua Sandra Garcia, coordenadora do Núcleo de População e Sociedade do Cebrap.

Acesse a publicação aqui.

 

 

 

Leia Também

Em mais um seminário da série ‘Cebrap 50 anos, obras fundamentais’, Andrea Loyola (IMS/UERJ), Magda Isabel (UFSCar) e Tania Lago (Santa Casa) discutiram a importância e a atualidade dos trabalhos de Elza Berquó, uma das fundadoras do Cebrap, no campo dos estudos de reprodução e também nas discussões raciais, especialmente das mulheres negras. Confira o […]

Os pesquisadores do Cebrap Bianca Tavolari, Jonas Medeiros e Lilian Sendretti se reunirão para discutir os atos antidemocráticos de 8 de janeiro na live “Diálogos Cebrap: Como entender o Capitólio à brasileira”. O encontro acontece no dia 19/1, às 17h, com transmissão ao vivo nas redes socias do Cebrap (YouTube, Facebook, LinkedIn, Twitter).

Está no ar nova pesquisa feita pelo Cebrap em parceria com o Itaú. Impacto Social do Uso da Bicicleta no Rio de Janeiro foi elaborada a partir de entrevistas domiciliares com indivíduos de 16 anos ou mais e amostragem com dois grupos distintos: população do município do RJ e ciclistas. A pesquisa foi coordenada por Carlos […]