“Com a palavra, Elza Berquó”: novo livro celebra a vida e legado da demógrafa brasileira

A fotobiografia “Com a palavra: Elza Berquó” oferece uma visão mais completa das contribuições e realizações da demógrafa Elza Berquó, pioneira dos estudos populacionais no Brasil. Lançado como uma continuação do livro “Encontros Elza Berquó”, publicado em 2019, ano do cinquentenário do Cebrap, este novo volume busca explorar as homenagens e prêmios que Elza Berquó recebeu, bem como suas realizações posteriores ao primeiro livro, que merecem ser celebradas e registradas.

Elza Berquó é cofundadora do Cebrap, criadora do Nepo/Unicamp e cofundadora da ABEP (Associação Brasileira de Estudos Populacionais). Nesses dois registros fotobiográficos, é possível ter uma dimensão, ainda que parcial, das suas contribuições para a demografia, a criação de instituições, a formação de pesquisadores, a ampliação de espaços políticos de movimentos sociais e para as políticas públicas.

“É uma justa homenagem àquela que de maneira visionária e incansável tanto contribuiu para várias gerações de pesquisadores”, pontua Sandra Garcia, coordenadora do Núcleo de População e Sociedade do Cebrap.

Acesse a publicação aqui.

 

 

 

Leia Também

Na última semana de atividades de 2019, mais precisamente nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, o Cebrap sedia o II Seminário Internacional Propriedades em Transformação e Conferência Financiamento do Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Sobre o ‘II Seminário Internacional Propriedades em Transformação – Expandindo a agenda de pesquisa: novos temas, outras disciplinas’: “A propriedade […]

O Cebrap realizará mais um Cebrap Lança, no dia 21/11, às 10h, promovendo o livro “The Archives of Critical Theory”, organizado por Isabelle Aubert (Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne) e Marcos Nobre (Unicamp/Cebrap). O evento contará ainda com a participação de outros autores do livro. A transmissão ao vivo será realizada nas redes sociais do […]