Artigo da Novos Estudos revela os bastidores da pesquisa “Mobilidade urbana e logística de entregas”

Em artigo publicado no blog da Novos Estudos, os pesquisadores Victor Callil e Monise Picanço falam sobre os bastidores da pesquisa “Mobilidade urbana e logística de entregas: um panorama sobre o trabalho de motoristas e entregadores com aplicativos”.

No artigo “Entregadores e motoristas: pesquisa empírica e desafios metodológicos”, os autores abordam as potencialidades e os limites metodológicos do estudo elaborado pelo Cebrap em parceria com a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec). Eles destacam a importância de reconhecer e entender os desafios ao lidar com dados de um campo de pesquisa novo, como as plataformas digitais.

Segundo os autores, a pesquisa foi conduzida de forma a evitar ao máximo possíveis vieses e assegurar que os resultados sejam confiáveis. Os aprendizados descritos no artigo vão além das questões técnicas e metodológicas, abrangendo também os processos internos de decisão e escolhas de análise.

Leia o artigo completo da Novos Estudos aqui. 

Acesse o Caderno Quantitativo do estudo aqui. 

 

Leia Também

A nova Diretoria do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) foi eleita pela assembleia de sócios em abril deste ano e assumiu agora em junho. Composta por pesquisadores reconhecidos em suas respectivas áreas, a Diretoria será responsável por conduzir as atividades do Cebrap nos próximos dois anos. Conheça os integrantes da gestão que se […]

A segunda edição dos Cadernos Afro Memória “Memória, representação e representatividade negra na política” conta com a participação de 13 colaboradoras e colaboradores: Aldair Rodrigues, Edilza Sotero, Fillipe Alves, Flávia Rios, Franco Nascimento, Gevanilda Santos, Guilherme Antunes, Guilherme Godoy, Gustavo Mesquita, Keisha-Khan Perry, Maria Júlia Ananias, Mário Medeiros e Wescrey Portes.

O Afro-Cebrap recebeu convite da organização do T20 Brasil para participar da força-tarefa (task force) dedicada ao tema do combate às desigualdades, à pobreza e à fome. O núcleo estará representado pelo Coordenador de pesquisa Paulo Ramos em parceria com a Co-dreamer da Liberation Alliance África. Omolara Oriye. Atuaremos, especificamente, no subitem 7 destinado a […]