“Com a palavra, Elza Berquó”: novo livro celebra a vida e legado da demógrafa brasileira

A fotobiografia “Com a palavra: Elza Berquó” oferece uma visão mais completa das contribuições e realizações da demógrafa Elza Berquó, pioneira dos estudos populacionais no Brasil. Lançado como uma continuação do livro “Encontros Elza Berquó”, publicado em 2019, ano do cinquentenário do Cebrap, este novo volume busca explorar as homenagens e prêmios que Elza Berquó recebeu, bem como suas realizações posteriores ao primeiro livro, que merecem ser celebradas e registradas.

Elza Berquó é cofundadora do Cebrap, criadora do Nepo/Unicamp e cofundadora da ABEP (Associação Brasileira de Estudos Populacionais). Nesses dois registros fotobiográficos, é possível ter uma dimensão, ainda que parcial, das suas contribuições para a demografia, a criação de instituições, a formação de pesquisadores, a ampliação de espaços políticos de movimentos sociais e para as políticas públicas.

“É uma justa homenagem àquela que de maneira visionária e incansável tanto contribuiu para várias gerações de pesquisadores”, pontua Sandra Garcia, coordenadora do Núcleo de População e Sociedade do Cebrap.

Acesse a publicação aqui.

 

 

 

Leia Também

O Mecila recebe bolsistas anualmente para um período de pesquisa de um ano em São Paulo, dividindo seu tempo entre o Cebrap e a USP para eventos e atividades acadêmicas. Como parte de sua integração, o Cebrap apresenta dois desses bolsistas quinzenalmente, compartilhando suas contribuições e pesquisas com a comunidade acadêmica. Talja Blokland, Senior Fellow, […]

  Inscrições abertas até 30/6 para o segundo ano da Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural    Já está disponível o edital para o segundo ano da Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural. O objetivo é estimular a produção e a sistematização de conhecimento e a formação de capacidades nesse tema. Podem concorrer ao edital universidades públicas […]