Conferência “Paradoxos da Autonomia” reúne especialistas nacionais e internacionais no Cebrap

Organizada pelo Núcleo Direito e Democracia do Cebrap, a conferência “Paradoxos da autonomia: normatividade, libertação e dominação” reunirá especialistas da América do Sul e da Europa para discutir um tema que congrega várias áreas da filosofia contemporânea: os paradoxos da autonomia. Em três dias de debates no Cebrap, 25 a 27 de março, pesquisadores brasileiros e estrangeiros, interpelados pela obra de Christoph Menke, professor da Universidade de Frankfurt, apresentarão abordagens diversas sobre o assunto.


No âmbito da filosofia prática, da filosofia do direito ou da estética, a produção de Menke se destaca por dialogar com três tradições filosóficas a princípio heteróclitas. A partir do conceito de autonomia, Menke retoma a tradição da Filosofia Clássica Alemã. A partir do conceito de normatividade, acessa a tradição de Wittgenstein e Sellars. E a partir dos conceitos de Libertação e Dominação, discute o legado da Teoria Crítica. O evento dedicará painéis a esses diferentes temas e tradições filosóficas.


O evento ocorrerá será aberto à participação presencial e também via Zoom. Saiba mais e inscreva-se aqui.


Leia Também

“A política só pode começar quando algum acordo passa a acontecer. A política é anterior ao Estado e anterior à sociedade civil. (…) A partir de um certo momento, pra se ter política é necessário uma tolerância com o inimigo e exigir dele uma certa cooptação. É uma relação de adversário e associados. Mas sempre […]