Confira a publicação do estudo sobre Envelhecimento e Cuidado, produzido pelo Cebrap e Itaú IVM

O Cebrap e o Itaú Viver Mais realizaram em parceria a pesquisa “Envelhecimento e Cuidado: Um estudo sobre cuidadoras familiares de pessoas idosas”.

Os brasileiros estão vivendo mais e o aumento da expectativa de vida, entre outras consequências, amplia as demandas de cuidado de pessoas idosas. O contexto institucional brasileiro caracteriza-se pela falta de políticas públicas de cuidado e, nesse cenário, a responsabilidade recai quase exclusivamente sobre as famílias. Cuidador(a) familiar é a pessoa que assume o cuidado de um parente idoso que tenha algum grau de dependência, enfermidade ou deficiência.

A publicação apresenta resultados de estudo qualitativo com mulheres cuidadoras familiares de idosos. O objetivo foi identificar os impactos dessa responsabilidade na vida profissional, social e emocional das cuidadoras. Com isso espera-se poder sinalizar as lacunas e as oportunidades para intervenções do poder público, do setor privado e da sociedade civil.

A publicação está disponível aqui. 

Assista ao evento de lançamento no Canal do Cebrap no YouTube.

 

Leia Também

O próximo Seminário Cebrap será uma homenagem ao sociólogo e ex-presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, Vilmar Faria. O evento “As consequências não intencionais das políticas públicas: a audaciosa teoria de Vilmar Faria sobre a transição demográfica no Brasil” acontece no dia 15/10, às 11h. Participam do encontro Eduardo Rios Neto, presidente do […]

O CEBRAP lamenta o falecimento de Mauricio Segall ocorrido neste domingo, 31/7. Museólogo e economista, Maurício Segall era sócio do CEBRAP. Na edição desta terça-feira, 2/8, do jornal Folha de S.Paulo, Roberto Schwarz publicou um depoimento com um breve perfil de Mauricio Segall. Clique aqui para ler.

No quarto episódio da série #CebrapPesquisa, Ronaldo de Almeida fala sobre o comportamento do voto evangélico nas eleições de 2018. Integrante do Núcleo de Etnografias Urbanas e Diretor Científico do Cebrap, o antropólogo é coordenador desse trabalho financiado pelo CNPq e que está em fase de coleta de dados. A série #CebrapPesquisa tem como objetivo […]