Confira a publicação do estudo sobre Envelhecimento e Cuidado, produzido pelo Cebrap e Itaú IVM

O Cebrap e o Itaú Viver Mais realizaram em parceria a pesquisa “Envelhecimento e Cuidado: Um estudo sobre cuidadoras familiares de pessoas idosas”.

Os brasileiros estão vivendo mais e o aumento da expectativa de vida, entre outras consequências, amplia as demandas de cuidado de pessoas idosas. O contexto institucional brasileiro caracteriza-se pela falta de políticas públicas de cuidado e, nesse cenário, a responsabilidade recai quase exclusivamente sobre as famílias. Cuidador(a) familiar é a pessoa que assume o cuidado de um parente idoso que tenha algum grau de dependência, enfermidade ou deficiência.

A publicação apresenta resultados de estudo qualitativo com mulheres cuidadoras familiares de idosos. O objetivo foi identificar os impactos dessa responsabilidade na vida profissional, social e emocional das cuidadoras. Com isso espera-se poder sinalizar as lacunas e as oportunidades para intervenções do poder público, do setor privado e da sociedade civil.

A publicação está disponível aqui. 

Assista ao evento de lançamento no Canal do Cebrap no YouTube.

 

Leia Também

O terceiro episódio do CebrapCast é uma homenagem ao sociólogo e ex-presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, Vilmar Faria. O episódio foi intitulado “As consequências não intencionais das políticas públicas: a audaciosa teoria de Vilmar Faria sobre a transição demográfica no Brasil” e conta com a particiapação de Eduardo Rios Neto, presidente do […]

O Cebrap apresenta aqui a segunda de uma série de entrevistas gravadas em vídeo com pesquisadores dos diversos núcleos do Centro. O objetivo é que eles possam destacar suas pesquisas e apresentá-las à comunidade de forma bem direta e objetiva. O destaque desta vez é o Afro-Cebrap. . O Afro-Cebrap possui uma trajetória significativa na […]