Conheça o novo site do Afro-Cebrap

21 de março é o  Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Em memória e respeito ao que este dia significa, o Afro-Cebrap anuncia o lançamento do seu site, disponível  no endereço  www.afrocebrap.org.br

O Núcleo agradece as parcerias e pessoas que empenharam energia na construção do site e que, agora, abriga descrições sobre pesquisas e projetos importantes que qualificam o debate racial no Brasil.

Navegue e sinta-se à vontade para escrever em caso de dúvidas ou sugestões por meio do e-mail  afrosecretaria@cebrap.org.br

Sobre o Afro-Cebrap

O Afro é um núcleo de pesquisa, formação e difusão sobre a temática racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Criado em 2019, o núcleo tem como prioridades a produção de pesquisa com alto rigor metodológico, a  formação de novos pesquisadores e a divulgação científica. Desta forma, procuramos contribuir para o fortalecimento deste campo de investigação assim como para o enfrentamento do racismo e o fortalecimento da democracia. Divulgamos nossos resultados de pesquisa através de linguagem acessível que amplie o diálogo com lideranças políticas e comunitárias, bem como formadores de opinião. As pesquisas estão organizadas em três linhas: Discriminação e Desigualdades, Cultura e Identidades, Políticas e Direitos. Desenvolvemos  pesquisas de  caráter multidisciplinar visando a produção e a análise de dados de natureza quantitativa e qualitativa.

Leia Também

O novo livro da pesquisadora e presidente do Cebrap, Angela Alonso, foi destaque na última edição do cardeno Ilustrada, do jornal Folha de S.Paulo. Em “Flores, Votos e Balas – O movimento abolicionista brasileiro (1868-88)”, a história do primeiro grande movimento social da história do Brasil é contada. Confira aqui, a matéria completa.

O número especial “Dinâmicas da crise” está disponível no site da revista. Participam desse número: Fernando Limongi, Glauco Arbix, Marta Arretche, Angela Alonso, Victor Araujo, Ronaldo de Almeida, Eduardo Marques e Maria Herminia Tavares de Almeida. Os artigos podem ser lidos na íntegra aqui. 

16 de maio de 2019 foi o terceiro e último dia do seminário “Democracia à brasileira – Cebrap 50 anos” e os debates trataram de desigualdades, religião e debates políticos do espaço público. Na quinta mesa, por exemplo, Marta Arretche (Cebrap/CEM/USP), Pablo Beramendi (Duke University) e Marcelo Medeiros (IPEA) discutiram, com mediação de Márcia Lima, […]

Os pesquisadores do Cebrap Bianca Tavolari, Jonas Medeiros e Lilian Sendretti se reunirão para discutir os atos antidemocráticos de 8 de janeiro na live “Diálogos Cebrap: Como entender o Capitólio à brasileira”. O encontro acontece no dia 19/1, às 17h, com transmissão ao vivo nas redes socias do Cebrap (YouTube, Facebook, LinkedIn, Twitter).