Consórcio Universitário em Estudos Afro-Latino-Americanos abre chamada para pesquisadores visitantes

O Consórcio Universitário em Estudos Afro-Latino-Americanos abre inscrições para seis vagas de pesquisadores visitantes em Estudos Afro-Latino-Americanos no âmbito da Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024).

O objetivo do Consórcio é institucionalizar – através de uma rede colaborativa formada por seis instituições – o campo acadêmico voltado para as experiências dos afrodescendentes e formar uma nova geração de pesquisadores buscando uma mudança antirracista rumo à equidade e inclusão.

O programa tem início a 1 de agosto de 2024 e tem a duração de um ano letivo (10 meses).

A data limite de candidatura é 11 de janeiro 2024. Os resultados serão comunicados diretamente aos candidatos selecionados, a partir de 1 de março de 2024.

Saiba mais e inscreva-se: https://alari.fas.harvard.edu/3696-2/

As instituições que fazem parte do Consórcio são: Núcleo Pesquisa e Formação Raça, Gênero, Justiça Racial (Afro-Cebrap), Centro de Estudos Afrodiaspóricos (CEAF) – Universidade ICESI (Colômbia), Grupo de Estudos Afro-Latino-Americanos (GEALA) – Universidade de Buenos Aires (Argentina), Afrodescendentes e Diversidade Cultural, INAH / UNAM (México), Centro de Estudos Latino-Americanos (CLAS) – Universidade de Pittsburgh (EUA), Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanas (ALARI) – Harvard University (EUA).

Leia Também

No início de setembro, foi lançada a pesquisa “Inteligência Artificial na Saúde: Diagnóstico Qualitativo sobre o Cenário Brasileiro”, coordenada pelas pesquisadoras Monise Picanço e Priscila Vieira. O estudo, realizado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap, visa explorar as oportunidades, riscos e desafios […]

A nova edição traz textos com a participação de artistas e estudiosos do hip hop, a partir dos Acervos King Nino Brown e Alexandre de Maio, que trazem um vasto material sobre o movimento, e agora estão disponíveis para consulta no Arquivo Edgard Leuenroth da Unicamp.

Arilson Favareto, diretor Científico do Cebrap, foi nomeado professor titular da Cátedra Josué de Castro da Universidade de São Paulo (USP), uma posição dedicada ao estudo e promoção de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. Favareto sucede figuras renomadas como Tereza Campello e Ricardo Abramovay. O pesquisador destaca que, além de ser uma grande honra assumir […]

O Núcleo de Direito e Democracia do Cebrap abriu edital para uma bolsa de pós-doutorado para a condução do projeto “Teoria Política sobre o Fascismo, ontem e hoje”. A bolsa está vinculada ao Projeto Temático “Crises da Democracia: Teoria Crítica e Diagnóstico do Tempo Presente”, coordenado pelo professor Marcos Nobre, presidente do Cebrap, e apoiado pela […]