Consórcio Universitário em Estudos Afro-Latino-Americanos abre chamada para pesquisadores visitantes

O Consórcio Universitário em Estudos Afro-Latino-Americanos abre inscrições para seis vagas de pesquisadores visitantes em Estudos Afro-Latino-Americanos no âmbito da Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024).

O objetivo do Consórcio é institucionalizar – através de uma rede colaborativa formada por seis instituições – o campo acadêmico voltado para as experiências dos afrodescendentes e formar uma nova geração de pesquisadores buscando uma mudança antirracista rumo à equidade e inclusão.

O programa tem início a 1 de agosto de 2024 e tem a duração de um ano letivo (10 meses).

A data limite de candidatura é 11 de janeiro 2024. Os resultados serão comunicados diretamente aos candidatos selecionados, a partir de 1 de março de 2024.

Saiba mais e inscreva-se: https://alari.fas.harvard.edu/3696-2/

As instituições que fazem parte do Consórcio são: Núcleo Pesquisa e Formação Raça, Gênero, Justiça Racial (Afro-Cebrap), Centro de Estudos Afrodiaspóricos (CEAF) – Universidade ICESI (Colômbia), Grupo de Estudos Afro-Latino-Americanos (GEALA) – Universidade de Buenos Aires (Argentina), Afrodescendentes e Diversidade Cultural, INAH / UNAM (México), Centro de Estudos Latino-Americanos (CLAS) – Universidade de Pittsburgh (EUA), Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanas (ALARI) – Harvard University (EUA).

Leia Também

As Oficinas de Formação do Desjus têm a sua última edição marcada para o dia 20/10, às 17h, com a oficina intitulada “O Ônus da Justiça Climática: Mitigação e Reparação”. O projeto criado pelo Desjus (Desenvolvimento, Justiça e Cidadania), um grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos Internacionais do Cebrap, em parceria com a Fundação […]

Estudo elaborado pela Universidade de Oxford (no Reino Unido) em parceria com as universidades federais de São Carlos (UFSCar), Pernambuco (UFPE), Minas Gerais (UFMG), e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), apresenta que 43,9% dos jovens brasileiros, entre 16 e 26 anos, se declaram propensos a buscar carreiras militares.

Em 8 de junho, o Cebrap recebeu um seminário especial em homenagem ao saudoso Paul Singer (1932-2018). Em meio a lembranças e análises, Maria Hermínia Tavares e Frederico Mazzucchelli falaram sobre um dos livros mais importantes da carreira do economista, o clássico “São Paulo 1975: Crescimento e Pobreza”. “A percepção pós-golpe de 1964, vinda de […]