Desigualdades digitais são temas de publicações com apoio do Cebrap

Em seminário promovido nesta segunda, 28 de outubro, pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação [Cetic.br], foram lançadas duas publicações que tiveram apoio do Cebrap e do Centro de Estudos da Metrópole: TIC Domicílios 2018 e o estudo setorial Desigualdades digitais no espaço urbano: um estudo sobre o acesso e o uso da Internet na cidade de São Paulo.

Após um abertura feita por Demi Getschko, um dos responsáveis por trazer a internet para o Brasil na década de 1990, e Alexandre Barbosa [Cetic.br], o seminário ‘Mapeando as desigualdades digitais’ teve início com a mesa “O território importa: inovações metodológicas para a medição de desigualdades digitais no nível local”, que teve a presença de Ellen Helsper [London School of Economics], Tomás Wissenbach [Cebrap] e Luis Claudio Kubota [IPEA], com mediação de Graziela Castello [Cebrap].

A segunda mesa do seminário foi intitulada “Desigualdades digitais e as políticas públicas: investigando as relações entre desigualdades digitais e sociais”, e teve a participação de Karen Mossberger [Arizona State University], Marta Arretche [Centro de Estudos da Metrópole] e Francisco Gaetani [EBAPE/FGV] e foi mediada por Fábio Senne [Cetic.br]. E então, durante um coquetel, foram lançadas as duas publicações que podem ser baixadas gratuitamente [em PDF]:

TIC Domicílios 2018

Desigualdades digitais no espaço urbano

Ellen Helsper, Graziela Castello, Tomás Wissenbach e Luis Claudio Kubota na primeira mesa do seminário

Se você perdeu a transmissão ao vivo do seminário “Mapeando as desigualdades digitais”, o Cetic.br disponibilizou a íntegra com a abertura e duas mesas.

Algumas das discussões deste seminário foram tratadas anteriormente – mais precisamente em 15 de agosto – na primeira mesa das #JornadasSescCebrap [“Tecnologia e Sociedade”] que contou com as presenças de Fábio Senne [Cetic.br] e Graziela Castello [Cebrap]. Confira abaixo o áudio da mesa.

Leia Também

Durante a Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências, realizada na última semana, a pesquisadora do Cebrap Nadya Araujo Guimarães foi empossada como membro titular da entidade. Os membros titulares da Academia Brasileira de Ciências são cientistas radicados no Brasil há mais de dez anos, com destacada atuação científica. Confira abaixo a lista completa dos […]

O Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America (Mecila), parceiro institucional do Cebrap, está com chamadas abertas para 2025. No total são 14 bolsas com duração entre 3 e 9 meses, voltadas para pesquisadores/as da área de ciências humanas e sociais. Se você tem interesse nessas oportunidades não deixe de acessar o site do […]

Com a participação do Núcleo de População e Sociedade do Cebrap, o projeto Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo (LCA&J) está promovendo diversos eventos durante o mês de maio. O projeto lançou publicação que apresenta informações sobre o cuidado com a saúde […]