Núcleo de Estudos Internacionais do Cebrap realizará seminário sobre a guerra na Ucrânia

No próximo dia 13/11, o Núcleo de Estudos Internacionais do Cebrap, coordenado pela professora Maria Hermínia Tavares de Almeida, realizará um seminário para discutir os desdobramentos da guerra na Ucrânia. O evento “Guerra da Ucrânia: situação atual e a questão dos Direitos Humanos” acontecerá presencialmente, no auditório do Cebrap, às 11h.

Participam do debate Alim Aliev, vice-diretor geral do Instituto Ucrânia, organização de diplomacia cultural do país. Também é jornalista e ativista de direitos humanos, sendo co-fundador da Crimeia SOS e membro da diretoria da PEN Ukraine. E Petro Burkovskiy, diretor executivo da Ilko Kucheriv Democratic Initiatives Foundation (DIF), um dos principais Think Tanks da Ucrânia, especializado em políticas de segurança e relações internacionais.

A mesa contará com a moderação da professora Maria Hermínia Tavares de Almeida, coordenadora do Núcleo Internacional do Cebrap e professora da Universidade de São Paulo (USP), e do professor e advogado Caio Favaretto, que tem atuado em temas de inteligência política e cenários de crise sob a perspectiva internacional.

Este encontro é realizado em parceria com a Maranta Consultoria e recebe financiamento do Foreign, Commonwealth and Development Office do Reino Unido.

Embora não seja transmitido ao vivo, o seminário será posteriormente disponibilizado no Canal do Cebrap no YouTube.

Serviço:
Guerra da Ucrânia: situação atual e a questão dos Direitos Humanos
Data: 13/11
Horário: 11h
Local: Auditório Cebrap
Rua Morgado de Mateus, 615 – Vila Mariana, São Paulo

Leia Também

No sexto episódio da série #CebrapPesquisa, Jonas Medeiros, Rúrion Melo e Bianca Tavolari analisam as ocupações das escolas estaduais de São Paulo no final de 2015 pelos estudantes secundaristas. Qual foi a grande novidade dessa manifestação? Como conseguiram suspender o fechamento de escolas pelo governo estadual? Como se espalharam por outros Estados brasileiros? Qual o […]

As inscrições estão abertas para as Oficinas Afro Memória. Os encontros acontecerão nos dias 17 e 18 de outubro. Os inscritos poderão escolher participar presencialmente ou de forma virtual no evento. As Oficinas Afro Memória buscam oferecer formação e capacitação teórica, técnica e política para preservação e difusão de acervos físicos e digitais ligados à memória do ativismo negro no Brasil, para finalidades acadêmicas, jornalísticas educacionais ou ativistas.

A primeira edição do Desafio MobApp 99-Cebrap está no ar e tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a mobilidade urbana e o uso de aplicativos nas cidades brasileiras. Para isso, o programa selecionará 5 propostas de artigos acadêmicos inéditos sobre o tema “Aplicativos de mobilidade urbana nas cidades brasileiras”. Os(as) selecionados(as) desenvolverão seus respectivos […]