Elza Berquó é homenageada em eventos do IBGE e do UNFPA pelo seu impacto nos estudos populacionais

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prestou homenagem à renomada demógrafa Elza Berquó durante o evento de divulgação dos primeiros resultados do Censo Demográfico 2022. A cerimônia ocorreu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, no dia 28/6.

Elza Berquó é reconhecida por suas contribuições significativas no campo dos estudos populacionais, sendo cofundadora do Cebrap, criadora do Nepo/Unicamp (Núcleo de Estudos de População) e cofundadora da ABEP (Associação Brasileira de Estudos Populacionais).

A homenagem prestada ao longo evento do IBGE é um reflexo do impacto que Elza Berquó teve na demografia brasileira. Assista aqui.

Além disso, a demógrafa também foi homenageada no Dia Mundial da População (11/7), em evento realizado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo IBGE, em Brasília. Ele marcou o lançamento do relatório anual do UNFPA: “8 Bilhões de Vidas, INFINITAS POSSIBILIDADES: em defesa de direitos e escolhas”.

Na homenagem, foi destacada a trajetória acadêmica de Elza no campo dos estudos demográficos e sua atuação comprometida com o avanço das políticas públicas no campo dos direitos sexuais e reprodutivos. Os livros “Com a palavra Elza Berquo” (2022) e “Encontros: Elza Berquó” (2019) foram distribuídos aos participantes. A pesquisadora Sandra Garcia, coordenadora do Núcleo de População e Sociedade do Cebrap, esteve presente na ocasião. Assista ao evento aqui.

Leia Também

Na próxima sexta, 25 de outubro, o Cebrap e Fundação Getúlio Vargas (FGV) promovem o workshop “Opinião Pública e Relações Internacionais – O Projeto ‘Brasil, as Américas e o Mundo‘” O evento acontecerá no Salão Nobre da FGV [Av. 9 de Julho, 2029, 4º andar, Bela Vista, São Paulo]. Inscreva-se AQUI. Confira abaixo a programação […]

O Intergovernmental Committee for the Protection and Promotion of the Diversity of Cultural Expressions  da Unesco aprovou o financiamento do projeto ‘Strengthening local cultural chains and networks in four brazilian mid sized cultural poles’. Único brasileiro aprovado entre os 7 escolhidos pelo edital, o proposto pelo Cebrap tem como objetivos diretos mapear e diagnosticar as […]

Dando continuidade a um intercâmbio iniciado em 2020-2021, os Diálogos Brasil-Berlim buscarão discutir o significado, os riscos e as possibilidades abertas pelas eleições de 2022 para o Brasil. O evento é organizado pelo Mecila e conta com a participação de Camila Rocha, pesquisadora associada o Cebrap. O terceiro encontro, “Esfera pública, redes digitais e comunicação […]