Inclusão produtiva no Brasil rural precisa ser repensada, aponta novo relatório do Cebrap Sustentabilidade

O Cebrap Sustentabilidade, em parceria com as Fundações Arymax e Tide Setubal e o Instituto Humanize, traz a público um relatório recém-elaborado que aborda a inclusão econômica de pessoas e regiões vulneráveis do Brasil rural e interiorano. O trabalho reúne evidências e reflexões que visam a melhorar a qualidade das iniciativas voltadas a esse ambiente.

O documento sustenta que a pandemia de covid-19 agravou o quadro de desemprego e reduziu a capacidade de resposta do setor público e privado no Brasil. Para promover a inclusão produtiva dos mais vulneráveis, o estudo situa como imprescindível a renovação das políticas públicas e das experiências produzidas por organizações da sociedade civil.

Para tornar isso possível, é necessário, segundo o trabalho, contar com uma visão sistêmica e multidimensional da inclusão produtiva, ampliar a conexão entre as agendas social, ambiental e produtiva, estimular a melhoria do ambiente econômico em que estão os vulneráveis, promover a coordenação de ações entre Estado, organizações sociais e setor privado, focar na valorização da diversidade biológica e cultural das regiões rurais brasileiras, entre outros.

Elaborado pela Cátedra Itinerante sobre Inclusão Produtiva Rural, o relatório aborda com mais profundidade esses pontos, apresenta dados e aponta caminhos possíveis para oferecer uma visão ampla sobre o tema a pesquisadores, lideranças de organizações da sociedade civil, do setor empresarial e do setor público.

Segundo o estudo, uma das chaves para a inclusão rural está na diversificação econômica e no crescente peso das chamadas “ocupações rurais não agrícolas”. A inclusão produtiva estritamente pela via agrícola não parece promissora, uma vez que as inovações tecnológicas e a mecanização do campo reduziram substancialmente a demanda por mão de obra.

Outra importante conclusão é a crítica à dicotomia que opõe o agronegócio à agricultura familiar. É preciso ir além disso, segundo os autores, e compreender a heterogeneidade observada no campo, onde se nota a convivência, ainda que conflituosa, entre os dois modelos de produção agrícola.

O estudo aborda ainda a necessidade de se pensar em novas formas de uso dos recursos naturais, para além da produção agrícola. Trata-se de algo que vem sendo valorizado com a narrativa da bioeconomia e de novas tecnologias como aplicativos e plataformas online.

O relatório está dividido em quatro capítulos. No primeiro, apresenta um retrato da heterogeneidade nas áreas rurais brasileiras, que vão muito além da dicotomia entre grande agronegócio e agricultura familiar. O segundo capítulo apresenta uma análise sobre políticas de inclusão produtiva no Brasil, México, Colômbia, Peru e Chile. A terceira parte do documento aborda a digitalização da agricultura e dos sistemas alimentares. O quarto e último capítulo do relatório evidencia um tema estratégico para a inclusão produtiva rural: a bioeconomia.

Confira aqui o relatório completo. 

Leia Também

Pioneira dos estudos demográficos no Brasil e uma das fundadoras do Cebrap, Elza Berquó foi convidada pela ABEP (Associação Brasileira de Estudos Populacionais) para participar da campanha ‘Em defesa do Censo 2020’. Confira abaixo seu depoimento. Assista ainda depoimentos de Eduardo Rios-Neto, George Martine, José Marcos Pinto da Cunha e Bernadette Waldvogel numa playlist criada especialmente para o movimento […]