Inscrições abertas até 30/6 para o segundo ano da Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural

 

Inscrições abertas até 30/6 para o segundo ano da Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural 

 

Já está disponível o edital para o segundo ano da Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural. O objetivo é estimular a produção e a sistematização de conhecimento e a formação de capacidades nesse tema. Podem concorrer ao edital universidades públicas e privadas, instituições e centros de pesquisas, organizações da sociedade civil, fundações e grupos de pesquisadores. A Cátedra é uma iniciativa do Cebrap Sustentabilidade em parceria com as Fundações Arymax e Tide Setubal e o Instituto Humanize.

 

As propostas devem ser enviadas para o e-mail sustentabilidade@cebrap.org.br até o dia 30 de junho de 2021.

 

Contexto

No Brasil, estima-se que a metade da população pobre viva em zonas rurais. E este número pode ser ainda maior se consideradas as pessoas que vivem em pequenas cidades interioranas. Dados da Fundação Getúlio Vargas indicam ainda que entre o início da pandemia de Covid-19 e o começo do segundo trimestre de 2021, a população em pobreza extrema quase triplicou. Além disso, números do Datafolha dão conta de que 40% da população mais pobre afirma que falta alimento em casa.

 

É neste contexto que a Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural busca a mobilização de evidências, sistematização de lições vindas da prática, fortalecimento de capacidades e disseminação de conhecimentos que contribuam para melhorar as oportunidades de geração de renda e de inclusão das pessoas à vida econômica.

 

Saiba mais no edital aqui.

Leia Também

Durante a Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências, realizada na última semana, a pesquisadora do Cebrap Nadya Araujo Guimarães foi empossada como membro titular da entidade. Os membros titulares da Academia Brasileira de Ciências são cientistas radicados no Brasil há mais de dez anos, com destacada atuação científica. Confira abaixo a lista completa dos […]

O Afro-Cebrap é um dos organizadores do Terceiro Encontro Continental de Estudos Afro-Latino-Americanos – ALARI 2024. O evento busca impulsionar os Estudos Afro-Latino-Americanos e fortalecer a rede de pesquisadores, acadêmicos, ativistas e artistas dedicados às comunidades afrodescendentes na América Latina. O encontro ocorrerá de 10 a 12 de julho de 2024, na Universidade de São Paulo (USP) – Campus Butantã, em São Paulo, Brasil.

  O Instituto Merian (Maria Sibylla Merian International Centre in the Humanities and Social Sciences “Conviviality in Unequal Societies: Perspectives from Latin America“) é um consórcio de pesquisa formado por pesquisadores de ciências sociais e humanidades de sete instituições: – Universidade de São Paulo (USP) – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) – Universidade […]