Mecila, centro de pesquisas parceiro do Cebrap, recebe financiamento até 2026

O Mecila é um centro de pesquisas voltado ao estudo das relações conviviais em sociedades marcadas por desigualdades e diferenças e uma de suas sedes fica no Cebrap (a outra fica na USP). No início de setembro deste ano, o Mecila foi avaliado por uma comissão internacional e foi aprovado um financiamento para suas pesquisas até 2026.

Leia abaixo a íntegra da nota escrita por Marcos Nobre, presidente do Cebrap, após a aprovação:

“É com enorme satisfação que anunciamos a aprovação pelo Ministério da Educação e da Pesquisa da Alemanha de nossa proposta de criação do Mecila, o Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America. Trata-se de um centro interdisciplinar de altos estudos em ciências humanas e humanidades em formato de rede entre sete instituições, quatro da América Latina, três da Alemanha. Juntamente com a USP, o Cebrap será a sede física do Centro. Em abril de 2020, iniciaremos as atividades desta fase de funcionamento do Centro, com financiamento já assegurado até março de 2026.

Todos os anos, disporemos de 5 posições de Senior Fellow, 4 de Junior Fellow (Pós-Doutorado) – ambas com duração de nove meses (7 meses no primeiro ano) – e 2 grupos de pesquisa temático – apenas um grupo no primeiro ano de vigência (com tema geral “Conservatism(s)”), com até quatro pesquisadores e duração de 10 semanas –, com chamadas abertas internacionais. Teremos ainda 6 posições para doutorandos (com duração de três meses) e 1 posição rotativa no âmbito da Mecila Chair (com duração de dez semanas), posições destinadas exclusivamente a integrantes das sete instituições participantes do consórcio.

Senior Fellows terão salas individuais no Cebrap, que sediará também o seminário semanal de discussão e outras atividades relacionadas às pesquisas desenvolvidas no âmbito do Mecila. Esperamos poder divulgar as primeiras chamadas de candidaturas em outubro próximo e pedimos à comunidade cebrapiana especial empenho na divulgação e na apresentação de candidaturas, bem como na recepção de colegas que venham a compor o Mecila. Mais detalhes podem ser obtidos diretamente com os Pesquisadores Principais do Cebrap (Marta Machado e Marcos Nobre) e USP (Samuel Barbosa e Fernando Rugitsky), com a Coordenadora Científica do Centro, Mariana Teixeira, e com o codiretor do Centro, Sérgio Costa.

Sabemos bem o privilégio de poder contar com financiamento de qualidade para a pesquisa neste momento sombrio do país. Sabemos bem o significado de ter a oportunidade de construir uma rede interdisciplinar de pesquisa em ciências humanas e humanidades que possa de fato estabelecer redes e nós de intercâmbio científico no interior da América Latina depois de décadas de isolamento e de dificuldades. Mas também temos a confiança de que estaremos à altura desse desafio e dessa oportunidade porque temos recursos humanos, energia e disposição para isso.”

Leia Também

Financiado pelo IFCD (International Fund for Cultural Diversity) da Unesco, o projeto Fortalecendo Redes Culturais‘ foi desenvolvido entre os meses de abril de 2018 e agosto de 2019 em quatro cidades de quatro regiões diferentes: Embu das Artes, no Estado de São Paulo (Região Sudeste); Toledo, no Estado do Paraná (Região Sul); Macapá, no Estado […]