Mecila, centro de pesquisas parceiro do Cebrap, recebe financiamento até 2026

O Mecila é um centro de pesquisas voltado ao estudo das relações conviviais em sociedades marcadas por desigualdades e diferenças e uma de suas sedes fica no Cebrap (a outra fica na USP). No início de setembro deste ano, o Mecila foi avaliado por uma comissão internacional e foi aprovado um financiamento para suas pesquisas até 2026.

Leia abaixo a íntegra da nota escrita por Marcos Nobre, presidente do Cebrap, após a aprovação:

“É com enorme satisfação que anunciamos a aprovação pelo Ministério da Educação e da Pesquisa da Alemanha de nossa proposta de criação do Mecila, o Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America. Trata-se de um centro interdisciplinar de altos estudos em ciências humanas e humanidades em formato de rede entre sete instituições, quatro da América Latina, três da Alemanha. Juntamente com a USP, o Cebrap será a sede física do Centro. Em abril de 2020, iniciaremos as atividades desta fase de funcionamento do Centro, com financiamento já assegurado até março de 2026.

Todos os anos, disporemos de 5 posições de Senior Fellow, 4 de Junior Fellow (Pós-Doutorado) – ambas com duração de nove meses (7 meses no primeiro ano) – e 2 grupos de pesquisa temático – apenas um grupo no primeiro ano de vigência (com tema geral “Conservatism(s)”), com até quatro pesquisadores e duração de 10 semanas –, com chamadas abertas internacionais. Teremos ainda 6 posições para doutorandos (com duração de três meses) e 1 posição rotativa no âmbito da Mecila Chair (com duração de dez semanas), posições destinadas exclusivamente a integrantes das sete instituições participantes do consórcio.

Senior Fellows terão salas individuais no Cebrap, que sediará também o seminário semanal de discussão e outras atividades relacionadas às pesquisas desenvolvidas no âmbito do Mecila. Esperamos poder divulgar as primeiras chamadas de candidaturas em outubro próximo e pedimos à comunidade cebrapiana especial empenho na divulgação e na apresentação de candidaturas, bem como na recepção de colegas que venham a compor o Mecila. Mais detalhes podem ser obtidos diretamente com os Pesquisadores Principais do Cebrap (Marta Machado e Marcos Nobre) e USP (Samuel Barbosa e Fernando Rugitsky), com a Coordenadora Científica do Centro, Mariana Teixeira, e com o codiretor do Centro, Sérgio Costa.

Sabemos bem o privilégio de poder contar com financiamento de qualidade para a pesquisa neste momento sombrio do país. Sabemos bem o significado de ter a oportunidade de construir uma rede interdisciplinar de pesquisa em ciências humanas e humanidades que possa de fato estabelecer redes e nós de intercâmbio científico no interior da América Latina depois de décadas de isolamento e de dificuldades. Mas também temos a confiança de que estaremos à altura desse desafio e dessa oportunidade porque temos recursos humanos, energia e disposição para isso.”

Leia Também

Nós, pesquisadores e professores do AFRO/Cebrap, vimos com espanto e indignação a nomeação de Sérgio Camargo para o cargo de presidente da Fundação Palmares. Como divulgado nos meios de comunicação nacionais, Sérgio Camargo não apresenta competência técnica nem conhecimento teórico e histórico do próprio órgão para o qual foi designado representante maior, tampouco representa os […]

É com profunda tristeza e consternação que o Afro-Cebrap lamenta o assassinato político da Líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, município de Simões Filho (BA), Yalorixá, ‘Sambadeira’, coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), onde atuou na criação do Coletivo de Educação, e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial do município, que lhe […]