Mecila Final Workshop 2023 acontece nos dias 21 e 22/11, no Cebrap e na USP

Nos dias 21 e 22 de novembro, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e a Universidade de São Paulo sediarão o Mecila Final Workshop 2023. O evento reúne pesquisadores para discutir a estética do extrativismo na arte, abrindo espaço para diálogos sobre representações inovadoras do extrativismo nas expressões artísticas contemporâneas.

A oficina, que é aberta ao público, busca explorar a estética do extrativismo em várias formas, desde a representação inovadora do extrativismo na arte até estudos críticos recentes sobre a presença da indústria extrativa na literatura, cinema, teatro ou instalações modernas e contemporâneas.

O evento também abordará as consequências históricas do extrativismo, que moldaram diversos aspectos da convivência na América Latina. Desde ambientes fortemente influenciados por infraestruturas destinadas a transportar commodities até as desigualdades flagrantes em saúde, segurança e expectativa de vida para humanos e não humanos, o extrativismo deixa um legado que desafia as comunidades a enfrentarem o “trauma da desindustrialização”.

Saiba mais e acesse a programação completa em: https://buff.ly/3FWoept

Leia Também

Foi lançado em junho o livro “Convivialidad-desigualdad: explorando los nexos entre lo que nos une y lo que nos separa”, uma colaboração entre Mecila e CLACSO (Conselho Latino-americano de Ciências Sociais). A publicação faz uma introdução sobre os estudos sobre convivialidade-desigualdade. Gabriel Feltran, pesquisador do Cebrap, é autor do capítulo “Convivialidad marginal”. Autores da publicação: […]