Metodologia do Banco de Eventos de Protesto (BEP-Cebrap) é tema de artigo na revista Plural

O artigo Análise de Eventos de Protesto: decisões metodológicas na organização do Banco de Eventos de Protesto (BEP) 2013-2016, publicado na revista Plural, apresenta a metodologia de Análise de Eventos de Protesto (AEP) desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa Instituições Políticas e Movimentos Sociais (NIPOMS) do Cebrap.

A pesquisa detalha as decisões metodológicas adotadas para a construção do Banco de Eventos de Protesto (BEP-Cebrap), um levantamento sistemático dos protestos ocorridos no Brasil entre 2013 e 2016, abrangendo três ciclos de mobilização: mosaico, patriota e do impeachment. O artigo discute aspectos como definição de evento de protesto, critérios de seleção de fontes, amostragem, codificação e estratégias analíticas, além de refletir sobre os desafios e possibilidades desse método na análise das dinâmicas dos protestos brasileiros.

O estudo é assinado por Angela Alonso (USP/Cebrap), Patricia Jimenez Rezende (USP), Rafael de Souza (UFF) e Viviane Brito de Souza (USP).

Leia o artigo completo: https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/233335

Leia Também

O Seminário Cebrap do dia 27/10 discutiu o “Censo 2022: um retrato do país”, no auditório do Cebrap. O evento debateu as mudanças metodológicas no Censo 2022 comparado aos anteriores e as transformações demográficas que caracterizam o país na última década, especialmente no que diz respeito às populações indígena e quilombola.