Núcleo de Direito e Democracia abre edital para bolsistas de iniciação científica

Estão abertas as inscrições para a seleção de dois/duas bolsistas de Iniciação Científica para a condução dos projetos “Judiciário e crise da democracia weimariana no diagnóstico de Franz Neumann” e “Juridificação e crise da democracia weimariana no diagnóstico de Otto Kirchheimer”. As bolsas são vinculadas ao projeto temático “Crises da democracia: Teoria Crítica e diagnóstico de tempo presente”, do Núcleo de Direito e Democracia do Cebrap e apoiado pela FAPESP. Veja aqui.

Os(as) candidatos(as) selecionados(as) deverão desenvolver um projeto de pesquisa com a orientação do pesquisador responsável. Espera-se que sejam cumpridas todas as exigências da FAPESP, especialmente a entrega dos relatórios parcial e final, acompanhados das respectivas prestações de contas. As bolsas têm duração de 12 meses.

As inscrições estão abertas até 19 de maio de 2022 e se voltam a pessoas matriculadas – e que assim permanecerão ao longo da duração da bolsa (12 meses) – em curso de graduação de instituição de ensino superior pública ou privada no estado de São Paulo. Interessados devem enviar um e-mail para o endereço selecaondd@gmail.com, identificando no assunto a bolsa desejada (“Bolsa 1: Neumann” ou “Bolsa 2: Kirchheimer”), com o currículo Lattes e uma carta de intenção, de no máximo 1 página, que demonstre seu interesse pelo tema.

Confira o edital completo aqui.

Leia Também

O CEBRAP lamenta a perda de Antonio Candido, autor de extensa e inestimável contribuição para o pensamento social no Brasil e no mundo. Membro do quadro de sócios do CEBRAP desde 1971, Candido foi um mestre para várias gerações de pesquisadores em literatura e ciências humanas. Que a erudição e o rigor crítico do professor […]

Foi lançada a primeira edição dos Cadernos Afro Memória. A publicação dos Cadernos visa ampliar a circulação de registros históricos do movimento negro e fortalecer o debate sobre memória negra no Brasil. Esta edição é dedicada ao Acervo documental de Milton Barbosa, histórico militante do Movimento Negro Unificado (MNU).

A coordenação da Cátedra Itinerante “Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano” publicou, nesta segunda (10/10), a lista com as organizações selecionadas para sediar o terceiro ano do projeto. A Cátedra tem o objetivo de estimular a produção e a sistematização de conhecimento e a formação de capacidades no tema da inclusão produtiva rural. Veja […]