Paul Singer (1932-2018), um dos fundadores do Cebrap, ganha Instituto com seu nome

Considerado um dos mais influentes intelectuais do país, o austríaco Paul Singer foi economista, doutor em sociologia e um dos fundadores do Cebrap, em 1969, e do Partido dos Trabalhadores. Dedicou grande parte de sua carreira à pesquisa e à militância de esquerda. Foi autor de uma extensa bibliografia em que discutiu desenvolvimento, socialismo, trabalho e economia solidária, sendo um dos precursores desse conceito no Brasil. O pesquisador faleceu em abril de 2018, aos 86 anos. Seu nome e seu legado, agora, serão continuados pelo Instituto Paul Singer, fundado em março deste ano.

Outra homenagem veio da Editora da Unesp e da Fundação Perseu Abramo, que lançam agora o primeiro volume de suas obras, com o título “Uma utopia militante: três ensaios sobre o socialismo”.

O Instituto Paul Singer tem por objetivo “continuar e reinventar” o legado do intelectual “na promoção da democracia e da solidariedade, no enfrentamento de todas as formas de desigualdade e injustiça e na recriação da política com sentido humano e ético”.

O Instituto foi fundado por Helena Singer, doutora em sociologia e filha de Paul, e pelo sociólogo Marcelo Justo, doutor em Geografia Humana e organizador da coletânea “Paul Singer – Urbanização e Desenvolvimento”, publicado pelas editoras Autêntica e Fundação Perseu Abramo.

Conheça o Instituto Paul Singer e acompanhe as iniciativas organizadas pelo Instituto acessando aqui.

“Uma utopia militante: três ensaios sobre o socialismo”

Em homenagem a Paul Singer, a Editora Unesp e a Fundação Perseu Abramo lançaram agora o primeiro volume de uma coletânea de suas obras. Este primeiro volume, “Uma utopia militante: três ensaios sobre o socialismo”, reúne três textos fundamentais do autor a respeito do socialismo, redigidos entre os anos 1978 e 1998. Saiba mais e adquira o primeiro volume clicando aqui.

 

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Leia Também

O Núcleo de Estudos e Análises sobre Meio-ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade, também conhecido como Cebrap Sustentabilidade, está procurando um profissional para elaboração de artigo contendo análise do segmento de distribuição de alimentos no Brasil. Interessados(as) devem enviar CV (preferencialmente CV/Lattes), acompanhado de carta indicando o interesse, experiência anterior no tema e as habilidades de que […]

A última edição da revista Fapesp destacou a atuação do CEBRAP como um dos principais centros de pesquisas privados de São Paulo. A matéria coloca a instituição como uma referência em políticas públicas e destaca a forma de mantenção da casa. Para conferir a matéria completa, clique aqui.

As Oficinas Afro Memória buscam oferecer formação e capacitação teórica, técnica e política para preservação e difusão de acervos físicos e digitais ligados à memória do ativismo negro no Brasil, para finalidades acadêmicas, jornalísticas educacionais ou ativistas.

Em 2023, o Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap realizou pesquisas significativas sobre gestão de conhecimento, abordando temas variados em políticas públicas através da série Guia Copi Cola e outros estudos. O Caso Dos Serviços Digitais: Lançamos a 22ª edição do Guia Copi Cola que destaca a política de Serviços Digitais da Secretaria Municipal de Inovação […]