Paula Montero participa de livro e webinar sobre religião e democracia

Na próxima semana, dia 7/11, às 10h, a Fundação FHC promove, em parceria com a Plataforma Democrática e a União Europeia, o webinar “Religião e democracia no Brasil: os desafios a enfrentar”.

A ocasião marca o lançamento do livro Religião e Democracia na Europa e no Brasil, que contou com a participação de Paula Montero, pesquisadora do Cebrap. A antropóloga também estará presente no webinar como debatedora.

Paula foi autora do capítulo “Liberdade religiosa e democracia no Brasil contemporêneo”. Confira o livro na íntegra.

Sobre o webinar
Estarão em pauta questões sobre os desafios que o Brasil enfrenta hoje para assegurar a neutralidade do Estado em relação às mais diversas crenças e aplicar o princípio da separação entre Estado e religião, conforme inscrito na Constituição.

Como assegurar direitos iguais a todos independentemente de crença, gênero ou orientação sexual? Como preservar a liberdade dos indivíduos de fazer escolhas de acordo com as suas convicções em questões como planejamento familiar e reprodutivo? Como incorporar o ensino religioso à escola pública sem comprometer a neutralidade do Estado?

Participam do debate o ministro Luís Roberto Barroso, do STF – Supremo Tribunal Federal; de Bernardo Sorj, sociólogo, diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e da Plataforma Democrática; e de Paula Montero, antropóloga, professora do Departamento de Antropologia da USP – Universidade de São Paulo e pesquisadora do Cebrap.

A abertura será de Ignacio Ybáñez, diplomata espanhol e Embaixador da União Europeia no Brasil.

A mediação será de Sergio Fausto, diretor geral da Fundação FHC.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=93vji941Yuw

 

Leia Também

O Projeto Afro Memória é uma iniciativa que se propõe a recuperar, preservar e disseminar a memória negra através da captação, organização, catalogação e digitalização de acervos do ativismo negro contemporâneo. Já foram realizadas três lives nas redes sociais do Cebrap sobre o projeto. O Projeto Afro Memória é uma parceria Afro Cebrap, Arquivo Edgard […]

A ampliação da oferta de serviços públicos por meio do chamado governo eletrônico significa menos burocracia, menos desperdício de tempo e um ganho inestimável no exercício da cidadania. No Estado de São Paulo, avanços nesse campo são evidentes nos últimos anos, como mostra a pesquisa realizada para esta edição do Políticas Públicas em Foco. Constatou-se […]

O Núcleo de Instituições Políticas e Eleições (NIPE) do Cebrap selecionou Fernando Meireles no processo de seleção de pós-doutorado, com bolsa pré aprovada pela Fapesp, para atuar em pesquisa sobre presidencialismo e coalizões de governo no Brasil e na América Latina no âmbito do Projeto Temático “Instituições Políticas, Padrões de Interação Executivo-Legislativo e Capacidade Governativa”, […]