Pesquisas sobre mobilidade do Núcleo de Desenvolvimento são apresentadas na 22ª ARENA ANTP

As pesquisas “Mobilidade urbana e mudanças climáticas: quatro estudos de casos” e “Mobilidade urbana e logística de entregas: um panorama sobre o trabalho de motoristas e entregadores com aplicativos”, realizadas pelo Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap, foram apresentadas no dia 25/10 nas Comunicações Técnicas da 22ª ARENA ANTP – Congresso de Mobilidade Urbana 2023, um dos maiores eventos do setor.

Em parceria com o Itaú – Unibanco, a pesquisa “Mobilidade urbana e mudanças climáticas: quatro estudos de casos” desenvolveu quatro estudos de caso que investigou como foi possível viabilizar, em cada um deles, a união entre mobilidade urbana e meio ambiente. Os estudos de caso selecionados são políticas públicas ou projetos que tiveram como foco central a articulação entre essas preocupações, sendo eles: Linha Verde de São José dos Campos, Políticas de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, Aliança ZEBRA e Corredor Verde de Mobilidade Elétrica do Nordeste. Acesse a pesquisa aqui. 

Em parceria com a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), a pesquisa “Mobilidade urbana e logística de entregas: um panorama sobre o trabalho de motoristas e entregadores com aplicativos” investigou as características e percepções acerca do trabalho de motoristas e entregadores de aplicativos. A metodologia contou com a análise de registros administrativos processados pelas empresas e ponderados pelo Cebrap e com um survey com mais de 3 mil entrevistados entre motoristas e entregadores de motocicleta que trabalham com os aplicativos nas cidades brasileiras. Acesse a pesquisa aqui. 

Leia Também

O projeto Desafio Longeviver Itaú-Cebrap tem o objetivo de fomentar a produção de conhecimento científico sobre o envelhecimento da população e os desafios para o mercado de trabalho no Brasil, buscando fortalecer o tema no debate público. Por meio de um edital são selecionados cinco candidatos com o desafio de desenvolver em seis meses um […]

O quarto estudo da série Cadernos Mobilidade & Covid apresentou os resultados da pesquisa realizada sobre a cidade do Rio de Janeiro (RJ). O estudo foi desenvolvido pelo Cebrap em parceria com o Itaú Unibanco. O lançamento aconteceu em 11/11/2021.