Seminário Cebrap fez balanço da política ambiental antes da COP28. Assista

O Seminário Cebrap do dia 10/11 fez um “Balanço da agenda ambiental: um ano de governo Lula, perspectivas para a COP28 e a presidência brasileira do G20“.

Neste ano, a 28ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas acontece em Dubai entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. Estão em jogo o cumprimento da meta do Acordo de Paris de manter o aumento da temperatura global abaixo de 2ºC, com a proposta de acordo em 1,5ºC; a redução do uso de combustíveis fósseis, com diminuição significativa das emissões de carbono; e soluções para energia limpa, entre outros.

O sultão Al Jaber, presidente da COP28, é também diretor da ADNOC, empresa estatal de petróleo e gás dos Emirados Árabes Unidos, o que tem gerado muitas críticas por parte de organizações ambientalistas e de outros Estados-parte.

Este seminário se propôs a fazer um balanço da política ambiental a partir dos principais temas em jogo na COP28, logo antes de sua realização. Além da COP28, o seminário debateu como a questão ambiental e climática entra na pauta da presidência brasileira do G20 e discutiu como o primeiro ano de governo Lula tem tratado esta agenda em âmbito interno.

Participaram deste encontro Isabel Drigo (Imaflora), Sergio Leitão (Instituto Escolhas) e Arilson Favareto (UFABC/Cebrap).

Assista: https://youtu.be/QT1eRNstQT8?si=XRSSJg07FDI9H2TD

Leia Também

O Cebrap e o Centro de Estudos da Metrópole são parceiros do seminário Mapeando as desigualdades digitais – Novas metodologias e evidências para políticas públicas que acontecerá em São Paulo, no dia 28 de outubro, a partir das 14h. Iniciativa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do […]

Os laboratórios especiais do cebrap.lab são focados em técnicas multimétodos, em abordagens amplas de pesquisa ou em grandes bases de dados. Assim como os demais cursos, os especiais têm duração de uma semana, seguem o modelo “mão na massa” e ocorrem o ano inteiro. Também há descontos progressivos para quem cursar mais de um lab, […]

Para marcar a doação de arquivos inéditos para centro de estudos da Unicamp, coletânea reúne depoimentos de ativistas, artistas e pensadores que explicam por que o hip hop tem atraído a Universidade como registro vivo de experiências negras “Você está entrando no mundo da informação, autoconhecimento, denúncia e diversão. Esse é o Raio X do […]