Seminário Cebrap fez balanço da política ambiental antes da COP28. Assista

O Seminário Cebrap do dia 10/11 fez um “Balanço da agenda ambiental: um ano de governo Lula, perspectivas para a COP28 e a presidência brasileira do G20“.

Neste ano, a 28ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas acontece em Dubai entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. Estão em jogo o cumprimento da meta do Acordo de Paris de manter o aumento da temperatura global abaixo de 2ºC, com a proposta de acordo em 1,5ºC; a redução do uso de combustíveis fósseis, com diminuição significativa das emissões de carbono; e soluções para energia limpa, entre outros.

O sultão Al Jaber, presidente da COP28, é também diretor da ADNOC, empresa estatal de petróleo e gás dos Emirados Árabes Unidos, o que tem gerado muitas críticas por parte de organizações ambientalistas e de outros Estados-parte.

Este seminário se propôs a fazer um balanço da política ambiental a partir dos principais temas em jogo na COP28, logo antes de sua realização. Além da COP28, o seminário debateu como a questão ambiental e climática entra na pauta da presidência brasileira do G20 e discutiu como o primeiro ano de governo Lula tem tratado esta agenda em âmbito interno.

Participaram deste encontro Isabel Drigo (Imaflora), Sergio Leitão (Instituto Escolhas) e Arilson Favareto (UFABC/Cebrap).

Assista: https://youtu.be/QT1eRNstQT8?si=XRSSJg07FDI9H2TD

Leia Também

No próximo dia 15 de agosto, encerra-se o prazo para inscrição no 2º módulo do curso Direito e Teoria Crítica, oferecido pelo Núcleo Direito e Democracia (NDD) do Cebrap, cujas aulas ocorrerão todas as quintas-feiras das 19H às 22H30, nas dependências do próprio Cebrap. A partir do dia 19/08 (ou 26/08, a confirmar), todas as […]

Faleceu nesta terça-feira (30/8) em São Paulo, o professor Antonio Angarita, um dos fundadores do Cebrap. Ele teve papel ativo ao mobilizar o apoio de setores políticos e empresariais para a criação do Centro. Angarita esteve sempre ligado à Fundação Getúlio Vargas. Fundou em 1954 a Escola de Administração de Empresas (EASP), da qual foi […]

Há meio século foi realizada a Conferência de Estocolmo. Pela primeira vez chefes de Estado se reuniram para tratar de temas ambientais, dando início ao processo de formulação e disseminação da ideia de desenvolvimento sustentável. O ano de 2022 marca também os 30 anos de realização da segunda conferência das Nações Unidas sobre o tema, ocorrida no Rio de Janeiro, a chamada Eco92.

Ja está disponível on-line o banco de dados Sistema de Saúde Privado e Público, 2008 – CIS0335 São freqüentes as afirmações de que a imagem da baixa qualidade dos serviços públicos de saúde deve-se à experiência da população com o SUS. A pesquisa (…) mostra, no entanto, que as coisas não são exatamente assim. Em […]