Estudos de caso em Mobilidade Urbana e Mudanças Climáticas

Há certa escassez de políticas públicas e projetos de mobilidade urbana que tenham como um dos objetivos centrais reduzir os impactos da mobilidade no meio ambiente, contribuindo para a redução do risco climático pelo qual passa o planeta.

Nos últimos anos, uma rede composta por diversos atores preocupados com esta questão e atuando em várias frentes para aproximar estes dois temas vem sendo fortalecida. Ainda assim, projetos que unem mobilidade urbana e mudanças climáticas ainda são relativamente esparsos no Brasil.

Esta pesquisa reúne 4 estudos de caso que buscam entender como se viabilizou a junção entre mobilidade urbana e mudanças climáticas em diferentes situações. Os casos analisados buscam entender como foi possível unir essas duas preocupações em instituições, atores e financiadores públicos, privados, da sociedade civil organizada e das universidades.

As publicações foram consolidadas de forma a permitir uma leitura rápida por um público mais geral, buscando não apenas ampliar o alcance desta discussão, mas também servir como referência para tomadores de decisão e elaboradores de políticas públicas.

Caso 1: Linha Verde de São José do Campos – SP. Acesse aqui.

Caso 2: Planejamento Urbano em Curitiba – PR. Acesse aqui.

Caso 3: A Aliança ZEBRA. Acesse aqui.

Caso 4: Corredor Verde de Mobilidade Elétrica. Acesse aqui.

 

Anexos

Pesquisadores