Núcleo de Pesquisa: Núcleo de Desenvolvimento

O Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap realiza estudos para subsidiar ações do setor público, privado e terceiro setor. São pesquisa que podem orientar iniciativas para o desenvolvimento socioeconômico em diferentes níveis de gestão – local, municipal, estadual e federal- e para diferentes grupos populacionais – moradores de áreas urbanas e rurais, populações tradicionais e grupos em diferentes idades e ciclos de vida. Os estudos caracterizam-se por uma atenção especial às dimensões de gênero, raça, idade, território, etc…

O Núcleo se destaca pela elaboração de pesquisas aplicadas e estudos de interesse público que produzam recomendações e resultados acionáveis. Outra característica do Núcleo é a utilização de variadas técnicas de pesquisa e metodologias, além da expertise de desenvolvimento de desenhos metodológicos customizados às necessidades de cada projeto.

Atualmente as pesquisas desenvolvidas estão inscritas em 5 grandes áreas: (i) avaliações de impacto social e de políticas públicas; (ii) estudos sobre mobilidade urbana; (iii) estudos sobre o envelhecimento populacional; (iv) estudos sobre mercado de trabalho e (v) estudos sobre tecnologias e inovação.