Estudo sobre boas práticas de inovação na administração pública municipal de São Paulo

Por meio de parceria firmada com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal de São Paulo (SMIT-PMSP), o CEBRAP registrou e documentou quatro práticas inovadoras desenvolvidas na administração pública. A iniciativa integra o projeto CopiCola, da SMIT-PMSP, cujo objetivo é promover a disseminação da cultura da inovação e a gestão do conhecimento das práticas concebidas pelos servidores públicos municipais.

Através de análise documental e da realização de entrevistas em profundidade, os pesquisadores do CEBRAP reconstituíram a trajetória dos projetos e identificaram os principais aprendizados e desafios enfrentados. A partir dos dados coletados, foi elaborado um guia diagramado e de linguagem acessível para cada um dos casos pesquisados, a ser amplamente divulgado pela Secretaria para que outros órgãos possam se inspirar ou implementar as iniciativas de acordo com as suas realidades.

Casos documentados:

(1) Como simplificar e agilizar o processo de abertura de empresas – Empreenda Fácil
(2) Como implantar estacionamento rotativo com pagamento digital – Zona Azul Digital
(3) Como divulgar cardápios escolares de forma colaborativa e transparente – Prato Aberto
(4) Como montar um sistema de informações geográficas sobre parcelamento do uso do solo com software livre – Banco de Dados Geográficos de Terrenos Urbanos

Período
2018-2019

Patrocínio
Prefeitura Municipal de São Paulo – Secretaria Municipal de Inovação e
Tecnologia (SMIT/PMSP)

Colaboradores
Eduardo Asta (design gráfico)
Fábio Keinert (consultoria em pesquisa)

Anexos
http://copicola.prefeitura.sp.gov.br/#portfolioModal2

Anexos