Redes Comunitárias de Internet

O CGI.br procurou o Cebrap para elaboração de uma proposta de estudo que visa mapear e levantar informações sobre as redes comunitárias existentes atualmente no Brasil, seu estágio de desenvolvimento e os possíveis impactos de sua existência junto aos seus beneficiários. A experiência de redes comunitárias no Brasil é um fenômeno novo e, portanto, ainda quase não investigado. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo (1) identificar as experiências de redes comunitárias no Brasil; (2) cadastrar e levantar informações sobre as experiência identificadas; (3) entender os possíveis impactos digitais, sociais, econômicos e outros junto a população diretamente beneficiada por essas redes.​

A desenho metodológico do estudo contou com 2 etapas. Na etapa 1 do estudo foi realizado um desk research com levantamento de dados, estudos, publicações e notícias sobre o tema, para o refinamento e delimitação dos conceitos, além de 20 entrevistas em profundidade com atores estratégicos (especialistas) que nos auxiliem na identificação das redes comunitárias existentes no país. Na etapa 2 foi construída um banco com as informações sobre as redes comunitárias do Brasil e aplicado um questionário por telefone que teve como objetivo caracterizar o perfil de tais experiências.

Com a publicação busca-se colaborar com o debate acadêmico e público sobre as redes comunitárias de Internet no Brasil, por meio da exposição dos resultados, sinalizando as questões críticas e indicando possibilidades de ação.

Acesso à publicação.
Assista ao evento de lançamento.

Anexos

Pesquisadores