Avaliação do Núcleo de Dramaturgia SESI/British Council

O projeto consiste numa avaliação do programa Núcleo de Dramaturgia, desenvolvido pelo SESI e pelo British Council há dez anos e focado na formação de dramaturgos. Combinando etapas quantitativa (survey com egressos) e qualitativa (reconstrução histórica e institucional, entrevistas com formuladores do programa e com egressos e análise de reconhecimento do programa e dos egressos), a pesquisa tem como objetivo fazer um balanço da trajetória e dos impactos do programa na cena de artes cênicas nacional, sugerir caminhos para eventuais transformações e revisões no programa; bem como colaborar para uma compreensão mais ampla sobre o funcionamento dos programas de formação e dos mercados de trabalho artísticos.

Realização: Cebrap
Financiamento: British Council
Período: abril a dezembro de 2018

Equipe:

Maria Carolina Vasconcelos Oliveira é pesquisadora, realizadora e professora em temas relacionados à cultura e às artes. É integrante do Cebrap desde 2005 e membro da Câmara de Pesquisadores desde 2015. Possui mestrado (2009) e doutorado (2014) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Seu trabalho de mestrado sobre práticas culturais e mediação cultural recebeu o Prêmio Rumos do Observatório Itaú Cultural (Pesquisa em Andamento, 2009); e sua tese de doutorado sobre formas independentes de produção cultural foi premiada no Concurso de Melhores Teses do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (2014). Atua também na área de artes cênicas, com formação de nível básico em dança e formação livre em artes circenses. Já lecionou em cursos como a Pós-Graduação Cultura e Globalização da Escola de Sociologia e Política de São Paulo e as Pós-Graduações de Gestão Cultural e de Mídias Digitais do Centro Universitário Senac, colabora como professora em disciplinas da Especialização em Gestão Cultural do Sesc-São Paulo desde 2015, além de atuar como arte-educadora em oficinas de equipamentos como Centro Cultural da Juventude e Centro Cultural Tendal da Lapa.

Ana Paula do Val é mestre em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (EACH-USP), Brasil. Especialista em Cultura e Comunicação pela Université Paris VII, França. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), São Paulo, Brasil. Bacharel em Artes Visuais pela Stadelshule – Schule Belletristik, Alemanha. Pesquisadora e docente do Grupo de Pesquisas do Observatório da Diversidade Cultural ODC-MG (UEMG/UFBA) e pesquisadora do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul – MALOCA (UNILA). Desde 1999 se dedica à pesquisas, projetos e produção acadêmica voltadas aos temas:  planejamento urbano, planejamento rural, permacultura, habitação social, planos diretores, mobilização social, participação social, periferias, cidade e cultura, e na construção de mapeamentos participativos: urbanos, socioculturais e de outras naturezas. Atualmente, assessora tecnicamente e metodologicamente o mapeamento sobre práticas artísticas, culturais, ambientais e turísticas, na Baixada Santista (SP) e Vale do Ribeira (SP) SESC SP. Organizadora e autora da pesquisa de mapeamento de práticas culturais na zona sul de São Paulo, para o SESC-SP, “Santo Amaro em Rede: culturas de Convivência”  SESC-SP, 2011.

Danilo Júnior de Oliveira é professor, pesquisador e advogado. É doutor em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo (2015), possui mestrado (2008) e graduação (2005) pela Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Atua principalmente nas áreas relacionadas a direitos humanos, cultura e políticas públicas.

Luísa Adib Dino Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e é bacharel em Gestãode Políticas Públicas pela mesma Universidade (2015). Atua em pesquisas sobre políticas culturais, financiamento e orçamento público e tecnologias de informação e comunicação.

Anexos