Desafio Ipiranga Cebrap: mobilidade e tendências

Livro: Caminhos e desafios para a mobilidade urbana no século XXI

No dia 23 de junho de 2022, às 18h, foi lançado pelo Cebrap em parceria com a Ipiranga o livro “Caminhos e desafios para a mobilidade urbana no século XXI” no Parque da Mobilidade Urbana, evento realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo.

O livro é resultado do projeto Desafio Ipiranga-Cebrap: mobilidade e tendências. Nele 5 propostas de pesquisa foram selecionadas e incubadas no Cebrap para serem desenvolvidas ao longo de 6 meses. Cada participante recebeu 10 mil reais para realizar seu trabalho e escrever seu artigo. Ao longo do período de produção, receberam treinamentos em métodos e técnicas de pesquisa e foram submetidos a reuniões mensais de apresentação dos resultados. Cada trabalho foi acompanhado e orientado de perto por uma pesquisadora ou pesquisador do Cebrap.

Desta forma, o livro é composto por 5 capítulos e cada um deles traz uma pesquisa inédita no tema “O futuro da mobilidade urbana”. A publicação abre com o texto de Rodrigo Foresta Wolffenbüttel que analisa o mercado de carros elétricos no Brasil e seus consumidores. O segundo capítulo é assinado por Maria Clara Schafaschek de Moraes e analisa os avanços e estagnações das políticas públicas da cidade de Curitiba – PR no sentido de promover uma mobilidade urbana mais sustentável. A terceira pesquisa, de Anna Carolina Lourenço Navarro, busca entender o papel do município na promoção da mobilidade urbana de baixa emissão. Para isso, a autora realizou um estudo de caso na cidade de Fortaleza – CE. O capítulo seguinte é escrito por Ian Monteiro, que faz uma análise da desigualdade racial no acesso à mobilidade urbana na cidade de São Paulo. Por fim, fecha o livro o texto de Mariana Nicolau Batista, no qual a autora busca entender as barreiras oportunidades para a eletrificação do transporte rodoviário de passageiros no Brasil.

Faça download do livro aqui

Anexos

Pesquisadores