Labour market transitions, metropolitan governance and equity in São Paulo Metropolitan Region (Mobilidade no mercado de trabalho, governança e eqüidade na Região Metropolitana de São Paulo)

Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Centro de Estudos da Metrópole, busca investigar a dinâmica do mercado de trabalho na RMSP a partir de duas linhas de estudo. A primeira (de responsabilidade de Nadya Araujo Guimarães e ainda em curso) contempla a reconfiguração da estrutura do emprego na RMSP nas décadas de 1980 e 1990; a mobilidade espacial da força de trabalho ocupada segundo variáveis sociodemográficas básicas; a mobilidade intersetorial e interocupacional dos trabalhadores e seus nexos com a reconfiguração do perfil econômico da RMSP; as trajetórias ocupacionais e as chances de reinserção em empregos formais dos trabalhadores demitidos na RMSP entre 1989 e 1998, segundo sexo, idade, escolaridade, tempo de emprego, salário e ocupação (de origem e de destino). No quadro dessa linha um amplo estudo comparativo sobre as formas do desemprego em metrópoles mundiais veio sendo desenvolvido comparando São Paulo, Paris e Tóquio, envolvendo analises de survey e entrevistas qualitativas; contratam-se padrões de trajetórias e representações da experiência do desemprego em contextos de distintas normas de emprego e regimes de welfare.

A segunda linha de estudo (de responsabilidade de Marcia de Paula Leite) e já concluída voltou-se para novas institucionalidades e formas de regulação de interesses que importam na criação de terrenos institucionais de gestão metropolitana até aqui pouco explorados analiticamente (como as experiências da Câmara Regional do Grande ABC e do Consórcio Intermunicipal, que a ela se conecta). Nesses novos territórios, velhos atores que se supunha em declínio (como sindicatos e associações patronais e de trabalhadores, movimentos sociais etc.) têm-se integrado ao debate sobre temas que escapavam à sua agenda política convencional, como “desenvolvimento regional sustentado” e “competitividade e integração das cadeias produtivas”. As novas políticas públicas de emprego e renda, bem como as políticas focalizadas geridas nesses novos espaços, abrem o debate sobre a governança em âmbito subnacional e suas virtualidades num contexto metropolitano.

Consultores
Omar Thomaz, Liliana Segnini, Elenice Leite, Isabel Georges. Pesquisadores assistentes: Mônica V. Pedro, Carlos Alberto Salles, Paulo Henrique da Silva, Rosileide Rosendo Ines Caetano

Auxiliares de Pesquisa
Marcus Farbelow, Luiz Fernando M. Zerbinatti, Uvanderson Silva, Priscila Vieira, Silvana Souza, Olivia G. Janequine e Everson dos R. Machado

Informações

The William and Flora Hewlett Foundation (outubro 2000- outubro 2004), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp/CEM) (Acordo de Cooperação Internacional CNPq-CNRS)

Período

setembro de 2000 – setembro de 2005

Anexos