Condições e Determinantes de Acesso a Políticas Sociais por Parte da População de Baixa Renda em São Paulo

Ao longo da 1ª fase, desenvolvemos atividades de avaliação de políticas públicas em projetos junto às prefeituras. Em 2004, aplicamos um survey aos 40% mais pobres de São Paulo, baseado em pesquisa similar realizada pelo Cebrap em 1991*, visando comparar os resultados das duas pesquisas, assim como ampliar as informações coletadas até então.

Seguindo essa trilha, o projeto pretende caracterizar a distribuição dos grupos sociais no espaço e especificar o acesso dos mais pobres a políticas sociais e serviços públicos, em especial equipamentos educacionais, observando sua evolução temporal e sua qualidade e analisando os seus determinantes sócio-culturais e políticos.

Nessa etapa, procuraremos aprofundar as análises já iniciadas em três direções. Primeiro, testaremos o papel da região de moradia como fator explicativo das condições de vida e acesso a serviços públicos, identificando seu papel na segregação social e na formação de redes sociais, assim como na presença de desigualdades ambientais. Do ponto de vista metodológico, intensificaremos o uso de modelos estatísticos, inclusive espaciais, para testar resultados já obtidos e desenvolver novas hipóteses.

Finalmente, aprofundaremos nossos estudos de “avaliação de políticas”, procurando inovar em metodologias e análises de “impacto de políticas” e ampliar as políticas tratadas, incorporando políticas de transferência de renda.

Coordenação: Haroldo Torres, Argelina Figueiredo

Pesquisadores: Sandra Gomes, Thais Pavez, Eric Daniele

* Em 1991, o CEBRAP desenvolveu uma ampla pesquisa na Região Metropolitana de São Paulo com a população de mais baixa renda. Foram abordados vários aspectos de suas vidas, como as condições de acesso a políticas públicas (especialmente saúde, educação e previdência), condições de trabalho e de acesso ao mercado, associativismo, redes de relações comunitárias e percepções sobre o sistema político (adesão aos valores democráticos, autoritarismo, comportamento político).

A pesquisa forneceu um amplo panorama sobre as condições de vida e algumas percepções compartilhadas pelos mais pobres, abrindo caminho para a realização de estudo similar em 2004. A comparação dos resultados dessas duas pesquisas permitirá avaliar a evolução das condições de vida da população mais pobre.

Período

2006 a 2008

Anexos