Elza Berquó

Sobre o Pesquisador

Professora Emérita da Faculdade de Saúde Pública da USP, Pesquisadora Emérita do CNPq, Doutora Honoris Causa pela Unicamp e Membra da Academia Brasileira de Ciências.

Demógrafa pioneira no Brasil, desenvolveu estudos abrangentes e inter-relacionados sobre Mudanças nos padrões de fecundidade, Planejamento da fecundidade, Saúde sexual e reprodutiva, Saúde da população negra e Comportamento sexual e HIV-Aids. Apresentou grande número de palestras e conferências científicas no Brasil e no exterior. Possui inúmeras publicações, entre livros e artigos, nas áreas de saúde reprodutiva, gênero, sexualidade e juventude.

Foi a criadora do Centro de Estudos da Dinâmica Populacional, em 1966, primeiro centro acadêmico de estudos de população no Brasil, onde iniciou pesquisa inovadora – Pesquisa sobre Reprodução Humana - , a qual mudou paradigmas metodológicos e teóricos ao conceber e analisar a questão da população tendo em conta as mediações da família, estado, saúde e organização dos modos de produção, e seus diferentes impactos no comportamento reprodutivo. Com a sua aposentadoria compulsória pelo AI-5, essa pesquisa foi conduzida no CEBRAP, instituição da qual foi cofundadora em 1969. A partir desse período desenvolve seus estudos demográficos como coordenadora da área de População e Sociedade do CEBRAP. Em 2017, o Cebrap prestou uma homenagem a sua sócio fundadora, nomeando o auditório da instituição de Auditório Elza Berquó.

Com espírito inovador, capacidade de liderança, sensibilidade, pluralidade e rigor científico, é criadora de vários centros e instituições acadêmicas, desenvolvendo sinergias entre academia, movimentos sociais e formuladores de políticas públicas.

Em 1977 participou ativamente da fundação da ABEP - Associação Brasileira de Estudos Populacionais, associação cientifica voltada para o conhecimento da realidade demográfica nacional e o intercambio científico na área.

Em 1982, criou o NEPO – Núcleo de Estudos em População da Universidade Estadual de Campinas, centro de pesquisa e formação de pesquisadores de sistemática reflexão interdisciplinar e multidisciplinar na área da Demografia e Estudos de População. Contribuiu para a concepção e consolidação do Programa de Pós-Graduação em Demografia do IFCH-UNICAMP, atualmente Departamento de Demografia. Ambas as iniciativas se tornaram exitosas na formação sólida de pesquisadores e produção de conhecimento no campo dos estudos de população. Como merecido reconhecimento, desde 2014, o Nepo passou a se chamar Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó”.

Como membra de diversas Comissões e Conselhos, tais como, Conselho Consultivo da Fundação Carlos Chagas, Comissão Consultiva dos Censos Demográficos do IBGE, Conselho Consultivo do Departamento de DST-Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Comissão Nacional de Determinantes Sociais da Saúde -CNDSS, do Ministério da Saúde, buscou sistematicamente a sinergia entre as demandas de movimentos sociais e a produção de dados e informações.

Sempre inspirada pela ética e pelo compromisso social, Elza Berquó tem ao longo do seu denso e rigoroso trabalho acadêmico e intelectual dado contribuições fundamentais, que impactaram gerações de cientistas sociais, feministas e planejadores de políticas públicas.

expandir

Pesquisas Publicadas