Marina Slhessarenko Barreto, pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia do Cebrap, foi convidada a participar da conferência internacional “Crimea Global: Understanding Ukraine through the South”, realizada em Kyiv, capital da Ucrânia, nos dias 21 e 22 de novembro de 2024. O evento reuniu especialistas, jornalistas e líderes de opinião de diversas regiões, incluindo África, Ásia, América do Sul e Central, para discutir desafios contemporâneos e possibilidades de cooperação com a Ucrânia.
Marina Slhessarenko participou de três painéis:
- “Os países não-ocidentais podem contribuir para a restauração da eficácia das organizações internacionais?”
Ao lado de Dmytro Usov (Secretário da Sede Coordenadora para o Tratamento de Prisioneiros de Guerra), Umashankar Singh (NDTV, Índia) e Ruben Beltran (ex-diplomata mexicano). A moderação foi de Olha Reshetylova, da ONG Media Initiative for Human Rights. - “Desafios para os povos indígenas ao redor do mundo: podemos construir solidariedade?”
Com Refat Chubarov (Medjlis of the Crimean Tatar People), Cristine Takuá (liderança indígena Maxakali), Mohammed Hassan (Darfur Network for Human Rights), Natia Navrouzov (ONG Yazda) e Suleiman Mamutov (ONU). - “Confiança e fortalecimento do diálogo entre Ucrânia e Brasil: lições do passado e perspectivas para o futuro”
Juntamente com Uriã Fancelli (analista político) e Fernanda Magnotta (FAAP e CEBRI), sob a moderação de Diana Maslianchuk (Transatlantic Dialogue Center).
Além disso, no dia 23 de novembro, a pesquisadora esteve presente na Cúpula Grain from Ukraine, que contou com a presença do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, líderes mundiais, instituições europeias e jornalistas. O evento reforçou a importância da solidariedade internacional e da segurança alimentar global.
Para mais informações, acesse aqui.
Gravação completa está disponível aqui.