Pesquisadora do Cebrap participa da conferência internacional “Crimea Global” em Kyiv

Marina Slhessarenko Barreto, pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia do Cebrap, foi convidada a participar da conferência internacional “Crimea Global: Understanding Ukraine through the South”, realizada em Kyiv, capital da Ucrânia, nos dias 21 e 22 de novembro de 2024. O evento reuniu especialistas, jornalistas e líderes de opinião de diversas regiões, incluindo África, Ásia, América do Sul e Central, para discutir desafios contemporâneos e possibilidades de cooperação com a Ucrânia.

Marina Slhessarenko participou de três painéis:

  1. “Os países não-ocidentais podem contribuir para a restauração da eficácia das organizações internacionais?”
    Ao lado de Dmytro Usov (Secretário da Sede Coordenadora para o Tratamento de Prisioneiros de Guerra), Umashankar Singh (NDTV, Índia) e Ruben Beltran (ex-diplomata mexicano). A moderação foi de Olha Reshetylova, da ONG Media Initiative for Human Rights.
  2. “Desafios para os povos indígenas ao redor do mundo: podemos construir solidariedade?”
    Com Refat Chubarov (Medjlis of the Crimean Tatar People), Cristine Takuá (liderança indígena Maxakali), Mohammed Hassan (Darfur Network for Human Rights), Natia Navrouzov (ONG Yazda) e Suleiman Mamutov (ONU).
  3. “Confiança e fortalecimento do diálogo entre Ucrânia e Brasil: lições do passado e perspectivas para o futuro”
    Juntamente com Uriã Fancelli (analista político) e Fernanda Magnotta (FAAP e CEBRI), sob a moderação de Diana Maslianchuk (Transatlantic Dialogue Center).

Além disso, no dia 23 de novembro, a pesquisadora esteve presente na Cúpula Grain from Ukraine, que contou com a presença do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, líderes mundiais, instituições europeias e jornalistas. O evento reforçou a importância da solidariedade internacional e da segurança alimentar global.

Para mais informações, acesse aqui. 
Gravação completa está disponível aqui.

Leia Também

4 de novembro de 2019, uma segunda-feira quente, foi o dia do lançamento do décimo quinto núcleo de pesquisa do Cebrap. Coordenado por Márcia Lima, o AFRO – Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial nasce com objetivos ousados e urgentes. “O Afro é um núcleo de pesquisa, formação e difusão […]

A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) se prepara para sediar a II Semana da Demografia, evento que acontecerá entre os dias 6 e 10 de novembro de 2023. Sob o lema “Demografia: Ciência que Une”, a conferência visa promover um amplo debate por meio das pesquisas realizadas por estudantes de graduação e pós-graduação em Demografia, bem como dar destaque à atuação de profissionais que atuam nesse campo de estudo.

Durante a Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências, realizada na última semana, a pesquisadora do Cebrap Nadya Araujo Guimarães foi empossada como membro titular da entidade. Os membros titulares da Academia Brasileira de Ciências são cientistas radicados no Brasil há mais de dez anos, com destacada atuação científica. Confira abaixo a lista completa dos […]

Núcleo Democracia e Ação Coletiva do CEBRAP em parceria com IDS (Institute of Development Studies) lança publicação. No dia 19 de maio, às 19 horas, no auditório do CEBRAP, foi lançado o material “Controle Social: dos serviços públicos à garantia de direitos”. Voltado a atividades formativas para organizações da sociedade civil, o material apresenta resultados […]