Pesquisadoras do Cebrap assinam documento sobre transparência da cadeia bovina

O Grupo Científico sobre Transparência e Rastreabilidade (GCTR), composto por diversas organizações, divulgou nesta semana o documento intitulado “Transparência da Cadeia Bovina no Brasil: Desafios e Oportunidades”. O objetivo do documento, que será encaminhado às esferas políticas estaduais e federal, é fornecer uma avaliação abrangente dos sistemas e mecanismos existentes em relação à transparência e rastreabilidade na cadeia bovina brasileira.

As pesquisadoras Louise Nakaqawa e Ariane Favareto, do Cebrap Sustentabilidade, estão entre os signatários do documento. A publicação destaca os desafios e oportunidades, incluindo o desmatamento, escassez de recursos hídricos e impactos ambientais da cadeia bovina no Brasil.

Além disso, o documento apresenta conclusões e recomendações para promover avanços na transparência do setor bovino.

Acesse o documento completo aqui.

 

 

Leia Também

O Afro-Cebrap é um dos organizadores do Terceiro Encontro Continental de Estudos Afro-Latino-Americanos – ALARI 2024. O evento busca impulsionar os Estudos Afro-Latino-Americanos e fortalecer a rede de pesquisadores, acadêmicos, ativistas e artistas dedicados às comunidades afrodescendentes na América Latina. O encontro ocorrerá de 10 a 12 de julho de 2024, na Universidade de São Paulo (USP) – Campus Butantã, em São Paulo, Brasil.

Integrante da École de Hautes Études en Sciences Sociales, o sociólogo Daniel Cefai esteve no Cebrap em 4 de julho apresentando, em português, o seminário “Público, Socialização e Politização: reler John Dewey na companhia de George Herbert Mead”. Cefai também disponibilizou texto que deu origem ao seminário: Cefai – Público Politização Socialização