Pesquisadores do Cebrap participam de conferência internacional sobre saúde e justiça alimentar pós-pandemia

Pesquisadores do Cebrap participaram da Conferência “Building Back Better from Below (B4)” na Universidade de Sussex, Inglaterra. O evento, ocorrido entre 17 e 21 de junho, foi uma plataforma para a discussão de inovações em respostas comunitárias e colaborações intersetoriais visando a justiça na saúde e alimentação pós-pandemia de Covid-19.

O projeto, intitulado “Reconstrução, comunidades e intersetorialidade: trabalhando com respostas comunitárias e colaborações intersetoriais para promover avanços na saúde e na justiça alimentar durante e após a pandemia de covid-19”, é financiado pela FAPESP e contou com a contribuição dos pesquisadores Beatriz Sanchez, Isis Domingues e Leonardo Fontes, com coordenação de Vera Schattan. Eles compartilharam resultados de estudos realizados nas periferias de São Paulo, Brighton e Toronto, destacando inovações sociais emergentes durante a crise sanitária global.

Durante a conferência, que também contou com a participação de acadêmicos do Institute of Development Studies (IDS) e da Universidade de Toronto, além de gestores públicos e líderes comunitários, foram exploradas as possibilidades de futuras colaborações e a disseminação dos achados da pesquisa. Os resultados desses estudos foram compilados e estão disponíveis para consulta no site do IDS, acessível pelo link aqui.

Leia Também

“Aos meus filhos e seus companheiros de geração, para que façam mais e melhor”. Eis a dedicatória de Paul Singer em ‘Desenvolvimento e Crise’ [Difusão Europeia do Livro, 1968]. Tais palavras têm um significado múltiplo: o amor incondicional aos seus, o compromisso com a transformação, a esperança na juventude e a permanente busca do aperfeiçoamento. […]

O Cebrap lamenta o falecimento de uma de suas mais antigas associadas, a Professora Maria Nazareth Ferreira. Especialista em movimentos sindicais e cultura popular, Maria Nazareth era professora titular aposentada da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Foi lançada a primeira edição dos Cadernos Afro Memória. A publicação dos Cadernos visa ampliar a circulação de registros históricos do movimento negro e fortalecer o debate sobre memória negra no Brasil. Esta edição é dedicada ao Acervo documental de Milton Barbosa, histórico militante do Movimento Negro Unificado (MNU).